Real atinge sobrevalorização inédita desde dezembro de 1998
A série histórica calculada pelo Banco Central, que mede o valor relativo do real em relação àquele das moedas dos principais parceiros comerciais do Brasil, caiu para o patamar de 75,6 em junho de 2010, valor muito próximo dos 75,4 verificados em dezembro de 1998.
Quanto menor esse índice, mais valorizada está a moeda de um país. Para ter uma ideia do quão sobrevalorizado está o real, o atual nível de 75,6 reflete uma valorização 30% maior do que a média mensal do índice registrado desde janeiro de 1999. O cálculo do índice de câmbio real efetivo desconta os níveis de inflação dos países.
"Esses dados são evidência de que o real está sobrevalorizado", diz Julio Callegari, economista do JPMorgan.
Câmbio sobrevalorizado é sinônimo de menor competitividade dos bens e serviços comercializados por um país. O saldo em conta-corrente (que mede as transações de uma nação com o exterior) do Brasil tem se deteriorado a uma velocidade rápida.
A sobrevalorização da moeda brasileira foi motivo de alerta dado ontem pelo FMI em sua nota de revisão sobre a economia do país.
Para Bráulio Borges, economista-chefe da LCA Consultores, a valorização do real é explicada pela grande diferença entre o nível de juros doméstico e as taxas internacionais, associada à percepção de que o risco de investir no Brasil caiu.
Além disso, acrescenta o economista, o Brasil vai crescer bem acima da média mundial em 2010. Esses dois fatores ajudam a atrair capitais para o país, o que sustenta o valor do real.
A sobrevalorização contribui para a continuação do aumento do rombo nas contas externas, e o deficit é cada vez mais financiado por capital volátil, de curto prazo.
0 comentário
Índices europeus sobem após dados de inflação dos EUA e decisão de juros do BCE melhora humor de investidores
Lula diz que premiê da Itália pediu mais tempo para aprovar acordo UE-Mercosul
Itália está pronta para apoiar acordo com Mercosul quando preocupações dos agricultores forem resolvidas, diz Meloni
Taxas viram para o negativo após Galípolo reforçar que decisão sobre Selic está aberta
Dólar perde força e se reaproxima da estabilidade no Brasil
Agricultores belgas entram em confronto com polícia durante protesto contra acordo com Mercosul