Pesquisa avalia relação entre produtores e grandes redes varejistas

Publicado em 22/09/2010 10:29
Produtores se qualificam para entregar hortigranjeiros para redes de supermercados, diz Cepea.
A Hortifruti Brasil, publicação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), avaliou, pela primeira vez, a relação comercial de produtores e fornecedores com as grandes redes de supermercados do país em abril de 2003. Depois de sete anos, uma nova avaliação foi feita. Segundo a pesquisa, a persistência em melhorar a qualidade dos hortifrutigranjeiros nos supermercados deu resultado.
 
De acordo com a publicação, muitas estratégias de agregação de valor aos hortifrutícolas na área são pautadas por esses estabelecimentos, como rastreabilidade e produtos minimamente processados e orgânicos. A analista de mercado do Cepea Fernanda Geraldini acredita que a organização do setor varejista forçou os produtores a se qualificarem.
 
– Para os produtores que tem uma estrutura que satisfaça às exigências dos supermercados, é vantajosa esta essa relação. O produtor, contudo, tem de ter uma estrutura de beneficiamento, tem de ter uma qualidade do produto que ele fornece, pois os supermercados são muito exigentes. Se o produtor não tiver essa qualidade, o supermercado pode não aceitar este produto – avalia.
 
O estudo identifica ainda que existe uma maior interação do produtor com o supermercado. Além disso, o consumidor, grande fiscal da cadeia produtiva e varejista, também está muito mais exigente e informado a respeito da qualidade dos hortifrutigranjeiros.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário