Não cabe ação de depósito para reaver grãos, afirma STJ

Publicado em 04/10/2010 09:06
O Superior Tribunal de Justiça considerou incabível a ação de depósito para reaver mercadoria fungível, como safra de grãos, vinculada a operações de Empréstimo do Governo Federal (EGF) e Aquisição do Governo Federal (AGF). A 4ª Turma do STJ manifestou o entendimento em dois recursos relatados pelo ministro Aldir Passarinho Junior.

As ações são da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cooagri) contra decisões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O Banco do Brasil propôs ações de depósito para reaver cargas de soja que faziam parte de estoque regulador vinculado ao EGF, linha de crédito voltada para a armazenagem de produtos agrícolas.

O juiz de primeiro grau julgou as ações improcedentes, com base no artigo 267, inciso VI, do Código de Processo Civil. O artigo determina a extinção do processo em casos de inadequação da ação ou ilegitimidade de uma das partes. O banco recorreu e o TJ-MS reformou a decisão.

Para o tribunal, a ação de depósito seria admissível na questão, porque a fungibilidade do produto, nesses casos, pretende apenas facilitar o serviço do depositório. A transferência dos grãos sem anuência do depositante seria vedada por cláusula expressa do contrato.

Ao recorrer ao STJ, a cooperativa afirmou que havia dissídio jurisprudencial – julgados com diferentes conclusões sobre o mesmo tema – e que, sendo o bem fungível, não seria preciso restituir a própria mercadoria, mas apenas mercadoria da mesma qualidade.

No seu voto, o ministro Aldir Passarinho Junior considerou que a jurisprudência do STJ é contrária ao julgamento do TJ-MS, já que contratos de depósito para guarda e conservação de produtos vinculados a EGF não autorizam ação de depósito. A Turma restabeleceu a sentença de primeiro grau. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Consultor Jurídico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário