China tenta acalmar expectativas de inflação

Publicado em 22/11/2010 07:07
A China procurou nesta segunda-feira assegurar que a inflação continuará sendo combatida, expressando confiança de que os amplos estoques de grãos e o excesso de capacidade industrial limitarão as pressões de preços.

Economistas disseram que o esforço para gerenciar as expectativas de inflação tem o objetivo de reforçar a série de medidas tomadas nos últimos dias para conter a alta dos preços, como o aumento do depósito compulsório de bancos.

"Nós podemos entender as preocupações dos residentes sobre a alta relativamente rápida nos preços de alimentos e outras necessidades diárias", disse a agência de planejamento econômico da China.

"Mas nós também temos a confiança para dizer que nosso país tem a capacidade e as condições para manter os preços em geral em um nível estável."

Destacando sua importância, a declaração da agência foi publicada na primeira página do "People's Daily", jornal oficial do Partido Comunista.

O governo seguiu o acréscimo de 0,5 ponto percentual no depósito compulsório dos bancos ao fornecer mais detalhes sobre as medidas administrativas que está criando para conter a inflação.

Pedágios para veículos transportando produtos frescos serão descartados a partir de 1º de dezembro, e as autoridades locais terão de garantir que os preços de energia e transporte para produtores de fertilizantes sejam reduzidos, disse a mídia estatal.

Os governos regionais também terão de garantir um fornecimento estável de carvão e petróleo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário