Financial Times destaca dúvidas de analistas sobre nova equipe econômica

Publicado em 25/11/2010 09:18
O anúncio da nova equipe econômica da presidente eleita Dilma Rousseff não conseguiu eliminar dúvidas de analistas sobre o comprometimento do futuro governo com a austeridade fiscal, afirma reportagem publicada nesta quinta-feira pelo Financial Times. Dilma confirmou na quarta-feira a manutenção de Guido Mantega à frente do Ministério da Fazenda e as nomeações do diretor do Banco Central Alexandre Tombini para substituir Henrique Meirelles na presidência da instituição e de Miriam Belchior para o Ministério do Planejamento.

"O anúncio pretendia acalmar os nervos nos mercados financeiros, onde havia especulações sobre as nomeações e o que elas poderiam revelar sobre a política econômica do Brasil", diz o diário de finanças britânico. "Mas analistas dizem que as mudanças em posições-chave também levantam questões preocupantes sobre o comprometimento do futuro governo com a austeridade fiscal", afirma a reportagem.

Continuidade
O jornal destaca a declaração da presidente eleita de que haverá continuidade na política econômica e afirma que a nomeação de Tombini, um técnico de carreira do BC e apolítico, também parecia ter o objetivo de passar aos mercados a ideia de continuidade. "Mas os analistas também manifestam preocupação de que sua indicação poderia sinalizar um alinhamento mais próximo entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central e dizem que isso poderia resultar em menos rigor tanto na política monetária quanto na fiscal", diz o Financial Times.

O jornal observa que Mantega é visto como um expoente da ala "desenvolvimentista" do governo, que teria mantido uma relação de atrito com a visão mais ortodoxa de Meirelles. Para um analista ouvido pelo jornal, Dilma não deveria mexer "em algo que está funcionando". Ele advertiu que a redução das taxas de juros não deve ser feita rápido de mais ou por meio do relaxamento da política fiscal.

Segundo ele, a substituição de Meirelles pode indicar o fim do regime brasileiro de meta de inflação, após intervenções recentes nos outros dois "tripés" da atual política econômica do país - o regime de câmbio flutuante, com a taxação aos investimentos estrangeiros para conter a valorização do real, e as reduções na dívida pública, com novas regras que tornaram menos transparente a prestação de contas públicas.

Outros analistas disseram ao jornal que "a confusão sobre as nomeações provocaram um aumento nas taxas de juros futuras e nas expectativas de inflação em um momento de incerteza nos mercados internacionais".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BBC Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário