Bolsas da Ásia recuam com realização de lucros

Publicado em 26/11/2010 07:28 176 exibições
O índice que reúne bolsas asiáticas registrou forte queda nesta sexta-feira, pressionado por recuo em ações do setor de consumo. A sessão foi marcada por cautela nos mercados financeiros, com volumes reduzidos, diante da escalada de tensão na península coreana.

O dólar australiano recuo depois que o presidente do banco central da Austrália afirmou que as taxas de juros estão num nível correto para o curto prazo, eliminando especulações de que a moeda receberia um impulso da autoridade monetária nos próximos meses.

O índice MSCI que apura o desempenho de mercados acionários da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão exibia queda de 1,54 por cento, às 7h53 (horário de Brasília), a 449,23 pontos, pressionado por um recuo de quase 2 por cento no setor de bens durávveis.

Impulsionado pela perspectiva de que a fome dos consumidores asiáticos por produtos como carros e eletrodomésticos continuará crescendo, o setor acumula valorização de 27 por cento até agora neste ano, o que o torna o de melhor performance até agora.

A bolsa de SEUL caiu 1,34 por cento antes de um fim de semana tenso em que a Coreia do Norte amerça com guerra por causa de exercícios militares conjuntos do Sul com forças dos Estados Unidos.

O mercado em TÓQUIO se desvalorizou em 0,4 por cento depois de acumular alta de 9,1 por cento em novembro. A queda desta sexta-feira ocorreu por fraqueza em papeis dos setores industriais e de varejo que não foi compensada inteiramente pela alta nas ações de empresas exportadoras.

Enquanto isso, o euro recuou com operadores demonstrando desânimo sobre os problemas da crise de dívida da zona do euro.

"Temos ouvido uma notícia negativa atrás da outra vindo da zona do euro ultimamente. Há especulação sobre um colapso da zona do euro", afirma Tsutomu Soma, gerente de ativos estrangeiros da Okasan Securities em Tóquio.

Muitos operadores estão prestando muita atenção em Portugal, que pode ser a próxima vítima da crise de dívida europeia. Uma maioria de países da área de moeda única e o Banco Central Europeu estão incentivando o país a buscar ajuda financeira em um pacote de resgate europeu, publicou o Financial Times Deutschland sem citar fontes.

A bolsa de SYDNEY subiu 0,11 por cento, XANGAI teve baixa de 0,92 por cento, HONG KONG se desvalorizou em 0,77 por cento e TAIWAN recuou 0,45 por cento. Em CINGAPURA houve queda ligeira de 0,04 por cento.

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário