Bancos irlandeses estão entre os mais expostos da Europa

Publicado em 02/12/2010 08:36
Os bancos irlandeses estão entre os mais expostos nos países mais débeis da zona do euro, apesar da pequena rede de operações exteriores do setor, segundo o "Financial Times".

Uma análise dos dados do Banco de Pagamentos Internacionais sobre a exposição dos bancos em outros países indica que os irlandeses são, por exemplo, o quinto maior credor mundial da Itália, com empréstimos equivalentes a US$ 40,9 bilhões.

Os bancos irlandeses figuram também entre os principais credores de Portugal, Grécia e Espanha -- ocupam o quinto lugar nos dois primeiros casos e o sétimo, no terceiro --, enquanto a economia irlandesa é apenas a 15ª da União Europeia.

Os dados podem aumentar a preocupação existente de que a inter-relação entre os países europeus com maiores problemas é mais estreita do que se pensava, o que agrava o perigo de contágio, diz o periódico.

A inter-relação do sistema bancário irlandês com outras economias periféricas da zona do euro está exacerbada pelo uso que fazem alguns bancos estrangeiros do centro financeiro de Dublin, aproveitando seus baixos impostos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
EFE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário