Reunião do Copom e dados da China norteiam mercados na semana

Publicado em 17/01/2011 06:58
Os investidores iniciam mais uma semana de olho na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na quarta-feira, quando será anunciado o próximo rumo para a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 10,75% ao ano.

No campo externo, as atenções se voltam aos números da China. O país divulga na madrugada de quinta-feira o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2010, assim como os dados de inflação, produção industrial e vendas do varejo referentes a dezembro.

Nesta segunda-feira, o mercado perde a referência americana, em função do feriado pelo dia de Martin Luther King Junior. No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publica o Índice Geral de Preços do Mercado - 10 (IGP-10) de janeiro e a segunda prévia do mês do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). Ainda serão revelados os números semanais da balança comercial semanal e o Boletim Focus com as projeções atualizadas das instituições financeiras consultadas pelo Banco Central.

Na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ainda acontece o vencimento de opções sobre ações, até as 13h. Além disso, o mercado repercute os dados de reservas provadas da Petrobras, que subiram 7,5% no ano passado e atingiram 15,986 bilhões de barris de óleo equivalente (BOE), segundo o critério da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE, na sigla em inglês). Há um ano, a companhia possuía 14,865 bilhões de BOE nos campos brasileiros e internacionais.

Pelo critério da Securities and Exchange Commission (SEC), a estatal viu suas reservas provadas no Brasil e no exterior crescerem 5%, passando de 12,143 bilhões de BOE para 12,748 bilhões de BOE entre as divulgações de 2010 e 2011.

No cenário macroeconômico, estão em pauta as declarações feitas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última sexta-feira. Estimativas da pasta indicam que o crescimento econômico médio do Brasil durante o mandato da presidente Dilma Rousseff deverá ser de 5,9% ao ano. Para a inflação, o horizonte de previsões do Ministério vai até 2012. A equipe de Mantega espera que o índice oficial IPCA feche este ano em 5% e 2012 em 4,5%. O valor do salário mínimo previsto para 2011 ainda será alterado de R$ 540 para R$ 545.

Passando para a terça-feira, no Brasil, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulga a segunda prévia de janeiro do IPC do município de São Paulo. Nos Estados Unidos, estão entre os destaques do pregão dados do setor imobiliário.

No dia seguinte, o cenário local reserva a segunda prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), pela FGV, enquanto o BC divulga o fluxo cambial semanal, além de anunciar a decisão do Copom. No front externo, serão divulgados dados de construção de imóveis nos Estados Unidos.

Já na quinta-feira, além dos dados da China, os agentes analisam números americanos como de pedidos semanais de seguro-desemprego, estoques de petróleo e vendas de imóveis existentes.

O fechamento da semana será esvaziado de indicadores, com destaque apenas para um dado de sentimento de negócios na Alemanha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário