Fator climático e preço podem gerar recorde para a safra de grãos em 2011, diz IBGE

Publicado em 09/02/2011 15:50

De acordo previsões do IBGE, o Brasil tem grandes chances de repetir neste ano o resultado recorde da safra passada de grãos. De acordo com o gerente de pesquisas agrícolas do Instituto, Mauro Andreazzi, o Brasil está em uma boa fase no que se refere às condições de clima e de preço e poderá atingir novo recorde nesta safra.

Segundo o IBGE, apesar de a estimativa divulgada hoje de 146,8 milhões de toneladas para a nova safra de grãos estar 1,8% abaixo da safra de 2010, ainda fica 0,7% acima da estimativa anterior, divulgada em dezembro, a qual previa uma safra de 145,8 milhões de toneladas.

Andreazzi ainda afirmou que o aumento da área colhida em 2011 diante 2010 foi conseqüência do aumento dos preços. Os produtores plantaram mais e agora dependem do clima para atingirem bons resultados. “Mas temos de ver qual será o efeito total do fenômeno climático La Niña no clima, se vai provocar estiagem em algum lugar. Tudo vai depender do clima", concluiu.

O estado do Mato Grosso produz quase um terço da produção total de soja do país, e tem 20,6% de participação na produção brasileira de grãos, o que torna o estado um dos destaques nas estimativas para a safra de 2011 entre os demais produtores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário