Líbia: Gadafi luta pelo poder em meio à pressão internacional e da oposição

Publicado em 24/02/2011 09:20
O ditador líbio Muamar Gadafi luta para manter sua autoridade no país, depois de grande parte do território no leste da Líbia estar sob controle de manifestantes contrários ao governo, informa a rede de notícias Al Jazeera. A pressão internacional sobre Gadafi aumenta, com muitos países prontos a aplicar sanções econômicas.

A rede de notícias CNN nota que a capital da Líbia parece uma cidade-fantasma nesta quinta-feira, conforme testemunhas. Os manifestantes conseguiram o controle de Benghazi e Misrata, segunda e terceira maiores cidades da Líbia.

Mais um sinal de que Gadafi perde força, dois pilotos da força aérea da Líbia pularam de paraquedas de seus aviões e deixaram as aeronaves caírem no deserto em vez de seguirem o comando de bombardear uma cidade nas mãos da oposição, conforme a rede Al Arabiya.

Ontem, o presidente americano Barack Obama disse que a violência na Líbia violou as normas internacionais e comentou que os Estados Unidos estão examinando todas as opções para pressionar a Líbia para colocar um fim na repressão. Ele descreveu o sofrimento e o banho de sangue naquele país como "escandaloso".

Obama acrescentou que deve enviar a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, para Genebra para participar de encontro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e para conversar com ministros de Relações Externas aliados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário