Valorização de iene é extremamente especulativa, diz ministro de política Econômica e Fiscal japonês
Em declarações divulgadas pela agência Kyodo, Yosano avaliou que esta alta é reflexo de rumores infundados e fruto de operações "extremamente especulativas". A Bolsa de Tóquio reagiu a esta apreciação recorde do iene com queda que chegava a superar 4%, mas reduziu as perdas até 2% após uma nova injeção de liquidez de 5 trilhões de ienes (45,938 bilhões de euros) do Banco do Japão (BOJ).
Após a nova injeção do BOJ, a divisa japonesa voltou a cotar mais de 79,3 ienes por dólar, depois de ter baixado de 79,75 ienes por dólar pela primeira vez desde abril de 1995. Os principais setores exportadores do país, o eletrônico e o automotivo, manifestaram sua inquietação pelo efeito da apreciação do iene, que prejudicará suas vendas ao exterior.
O problema da apreciação de sua moeda se soma ainda à suspensão da produção em algumas fábricas e aos cortes de luz que também paralisam suas atividades. Às 11h da hora local (23h de Brasília), o principal índice da Bolsa de Valores de Tóquio, o Nikkei, perdia 2,09%, aos 8.903,86 pontos. Já o Topix cedia 1,84%, aos 802,59 pontos.
O porta-voz do Governo japonês, Yukio Edano, disse durante entrevista coletiva que o Japão demonstrará aos mercados a resistência de sua economia.
0 comentário

BNDES decide se abster de votar sobre dupla listagem da JBS nos EUA

Presidente chinês pode visitar EUA em um futuro não muito distante, diz Trump

Ibovespa sobe e fecha na máxima desde outubro orbitando 131 mil pontos

Ações dos EUA avançam conforme investidores avaliam dados econômicos e políticas de Trump

Haddad diz que isenção do IR até R$5 mil deve custar R$27 bi por ano

Testes para alta na mistura de etanol na gasolina apontam "desempenho consistente", diz MME