Valorização de iene é extremamente especulativa, diz ministro de política Econômica e Fiscal japonês

Publicado em 17/03/2011 08:30 218 exibições
A apreciação do iene frente ao dólar, que chegou à sua cotação máxima desde a Segunda Guerra Mundial, com 76,6 ienes por dólar, foi "extremamente especulativa", disse nesta quinta-feira o ministro de política Econômica e Fiscal japonês, Kaoru Yosano. A moeda japonesa chegou a ser cotada na quarta-feira a 76,6 ienes por dólar no mercado de Nova York, frente à cotação de 81 ienes por dólar no qual se manteve durante a última semana. Já no mercado de divisas de Tóquio a avaliação é de 79,13 ienes.

Em declarações divulgadas pela agência Kyodo, Yosano avaliou que esta alta é reflexo de rumores infundados e fruto de operações "extremamente especulativas". A Bolsa de Tóquio reagiu a esta apreciação recorde do iene com queda que chegava a superar 4%, mas reduziu as perdas até 2% após uma nova injeção de liquidez de 5 trilhões de ienes (45,938 bilhões de euros) do Banco do Japão (BOJ).

Após a nova injeção do BOJ, a divisa japonesa voltou a cotar mais de 79,3 ienes por dólar, depois de ter baixado de 79,75 ienes por dólar pela primeira vez desde abril de 1995. Os principais setores exportadores do país, o eletrônico e o automotivo, manifestaram sua inquietação pelo efeito da apreciação do iene, que prejudicará suas vendas ao exterior.

O problema da apreciação de sua moeda se soma ainda à suspensão da produção em algumas fábricas e aos cortes de luz que também paralisam suas atividades. Às 11h da hora local (23h de Brasília), o principal índice da Bolsa de Valores de Tóquio, o Nikkei, perdia 2,09%, aos 8.903,86 pontos. Já o Topix cedia 1,84%, aos 802,59 pontos.

O porta-voz do Governo japonês, Yukio Edano, disse durante entrevista coletiva que o Japão demonstrará aos mercados a resistência de sua economia.

Fonte:
EFE

0 comentário