CNA realiza novos levantamentos de custos de produção

Publicado em 14/04/2011 11:37 251 exibições
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) já retomou em 2011 a realização de painéis para coletar informações sobre o custo de produção das atividades agrícolas nas principais regiões produtoras do País. Na próxima sexta-feira (15-4), será realizada mais uma rodada destes painéis, no município de Frutal (MG), para apuração de dados referentes à cultura da laranja, em parceria com o Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA). Nos dias 26 e 27 deste mês, novas coletas de dados serão feitas nas cidades de Nova América da Colina (PR) e Paranavaí (PR), respectivamente.

A iniciativa faz parte do projeto Campo Futuro, criado pela CNA para disponibilizar informações ao produtor rural, por meio de uma rede atualizada de dados, para orientá-lo na gestão da sua atividade. Desde o ano passado, o levantamento de informações já contempla várias culturas, como café, milho, soja, algodão, arroz, trigo, cana-de-açúcar, pecuária de corte, pecuária de leite, laranja e cacau. Além da UFLA, também fazem parte do projeto o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), da Universidade de São Paulo (USP), além das Federações de Agricultura e Pecuária e sindicatos rurais.

Além do fornecimento desses dados para o dia a dia do produtor, o projeto tem outra vertente, que consiste na capacitação de produtores para o cálculo dos custos de produção e a utilização de ferramentas para gerenciar os riscos de preços, como contratos de opções e operações de hedge no mercado futuro.

Café – Os painéis de café foram os primeiros realizados em 2011, no âmbito do Campo Futuro. Os levantamentos ocorreram no mês passado, em Minas Gerais, nos municípios de Manhumirim, Santa Rita do Sapucaí, Guaxupé, Patrocínio e Capelinha.
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário