Brasil está preparado para "crise" de petróleo, diz Mantega

Publicado em 26/04/2011 15:52
Em reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira não descartar uma futura crise do petróleo. Afirmou, no entanto, que, se ela ocorrer, o Brasil tem condições de enfrentá-la por ser autossuficiente no insumo.

"Uma crise de petróleo não está descartada, mas o Brasil está preparado. Ele é autossuficiente em petróleo", disse ele aos empresários do CDES, que compõem um órgão consultivo da presidência da República.

O ministro, que já havia alertado para o risco de uma guerra cambial, declarou ainda que "o dólar faz uma política explícita de desvalorização" e disse que a equipe econômica já teve de, recentemente, lidar com um "tsunami" de capitais externos entrando no Brasil.

"Tomamos várias medidas, principalmente em março, medidas restritivas. Essas medidas atenuaram fortemente esse fluxo muito grande, essa enxurrada, um tsunami de capital externo que nós tivemos no primeiro trimestre deste ano", recordou.

Para Mantega, as atuais condições econômicas no País devem refletir ainda em melhorias nas notas de classificação de risco feitas pelas agências Standard&Poors e Moody's. No início do mês, a agência de classificação de risco Fitch elevou em um grau a nota do Brasil, passando de BBB- para BBB, permitindo a economia brasileira um patamar a oito graus da nota máxima.

"Países grandes estão sendo rebaixados pelas agências de rating. Os países avançados ainda não superaram a crise financeira de 2008", resumiu o ministro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Terra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário