Linha específica à pecuária virá no Plano Safra 2011/12

Publicado em 04/05/2011 10:13

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, anunciou que no Plano Safra 2011/12, a ser lançado em junho, contará com três linhas de crédito específicas para a pecuária. A informação foi passada aos criadores na abertura oficial da 77ª. Expozebu, em Uberaba (MG), ontem. Segundo o ministro, uma das linhas será destinada à renovação de pastagens, com ênfase em melhoria de produtividade. O crédito abrangerá atividades como correção de solo, adubação, manejo e melhorias genéticas nas gramíneas degradadas.

“Diferentemente da agricultura, a pecuária não tem um sistema de apoio no que diz respeito ao seu financiamento. A expansão da pecuária brasileira está exigindo essa mudança”, afirmou o ministro.

Para o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, a disposição do Ministério é bem-vista, “já que se mostra preocupado com a necessidade de se recuperar pastagens, porém é preciso saber de que forma esses recursos chegarão e em que tempo”, exclama. Mato Grosso detém o maior rebanho bovino do Brasil: são 28 milhões de cabeças. Segundo o ministro, o volume de recursos e os prazos ainda estão sendo definidos em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil.

Vacari lembra que Mato Grosso tem demanda urgente por recursos e que o trabalho de recuperação de pastagens, principalmente as que já estão diagnosticadas como mortas, não pode mais esperar. “Aguardar pelo acesso aos possíveis recursos de um novo Plano Safra é muito tempo. Se esse trabalho de recuperação não começar agora, o Estado terá no próximo ano número ainda inferior de animais prontos para abate no ‘estoque’ local. Vai haver desabastecimento”, alerta.

Conforme estudo recente divulgado pela Acrimat e pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso tem atualmente mais de 2,2 milhões de hectares com pastagens mortas e outros 5 milhões são considerados degradados. “Somente para recuperar os hectares mortos é necessário um investimento de R$ 3 bilhões”.

Vacari lembra que existe uma linha de financiamento destinada à recuperação via o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-oeste (FCO), mas que ela não atende às peculiaridades da reforma. Como explica, são dois anos de carência e até oito anos para pagar, porém “para esta atividade são necessários 11 anos para o pagamento, em função do retorno dos investimentos”. Em relação à disposição do Mapa, Vacari reforça: “Qualquer linha que não considere esta necessidade do segmento não é viável. Precisamos de prazos compatíveis e de forma urgente para Mato Grosso”, reforça.

Por meio de intermediação da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA/MT), a Acrimat espera apresentar ao Mapa a real situação das pastagens mato-grossenses e as opções para que a reforma possa acontecer o mais breve possível.

PECUÁRIA – Para justificar a linha específica ao segmento pecuária, Wagner Rossi lembrou que o ciclo produtivo da agricultura é de no máximo um ano, enquanto a criação demanda de quatro a cinco anos. O período citado pelo ministro dá ideia do prazo que a linha terá.

Ainda sobre a pecuária, outras duas linhas de crédito incentivarão a retenção e a aquisição de matrizes. Levantamentos indicam que cerca de um terço dos abates no Brasil são de fêmeas. “Quando matamos a fêmea, antecipamos uma receita, mas perdemos receitas muito maiores no futuro”, justificou Wagner Rossi. (Com assessoria)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário