Brasília Urgente: Marco Maia confirma sessão a noite para votação do Código

Publicado em 10/05/2011 14:08
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), confirmou ainda há pouco à Agência Câmara que acontece na noite desta quarta-feira uma sessão extraordinária para votar o projeto do novo Código Florestal brasileiro. Maia disse também que há perspectivas de acordo sobre o texto, porém, lembrou que as negociações ainda estão em andamento.

O deputado falou também que cabe ao relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), construir um relatório a partir do que vem sendo discutido nas últimas semanas.
Maia defendeu a votação de um texto que proteja o meio ambiente e, ao mesmo tempo, garanta segurança jurídica e condições de produção à agricultura.
 
PV pede que governo adie votação do Código Florestal

O PV divulgou há pouco nota na qual sugere que o governo intervenha para adiar a votação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para o novo Código Florestal (PL 1876/99). De acordo com a nota, na semana passada foram encaminhadas ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, um conjunto de propostas da sociedade civil com o objetivo de corrigir vários problemas técnicos e supostos retrocessos existentes na proposta de Rebelo para a reforma do código.

Em troca do adiamento, o PV se compromete a fornecer ao governo um conjunto de propostas que, segundo o partido, permitirá "a adequação do relatório para que o novo Código Florestal seja um instrumento efetivo de proteção das florestas, biodiversidade e recursos hídricos".

Entre as alterações sugeridas pelo partido estão:
- tratamento diferenciado para agricultores familiares, permitindo que, sob a lógica do interesse social, possam manter ocupações em área de reserva legal com desmatamentos consolidados;
- recomposição obrigatória de apenas 15 dos 30 metros nas APP de rios com até 10 metros de largura para a agricultura familiar, desde que com ações que comprovem a ausência de riscos socioambientais;
- programa de pagamento por serviços ambientais e instrumentos econômicos voltados para os pequenos produtores rurais familiares e para a recomposição e conservação de APP e reserva legal;
- manutenção do atual regime de competência para autorização de desmatamento com ênfase na competência estadual;
- cadastro ambiental rural georreferenciado obrigatório para a regularização de todos os imóveis rurais com cadastramento gratuito para pequena propriedade rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário