Recurso para nova safra é recorde e atinge R$ 107 bi

Publicado em 27/05/2011 07:30
Os recursos do Plano de Safra 2011/12, que será anunciado pelo Ministério da Agricultura até a primeira quinzena de junho, terão um crescimento de 7% em relação à atual temporada. Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o setor rural terá R$ 107 bilhões para serem utilizados na próxima safra, entre julho de 2011 e junho de 2012, com algumas alterações em relação aos planos de anos anteriores. O volume de recursos será o maior já disponibilizado ao setor rural.
As declarações de Rossi foram dadas ontem na abertura do seminário "Perspectivas para o Agribusiness em 2011 e 2012".

Entre os setores incluídos no Plano Agrícola e Pecuário, a cana-de-açúcar e a pecuária estão entre os que receberão maior atenção do governo na nova temporada. Segundo Rossi, o segmento sucroalcooleiro contará com uma linha de financiamento para a renovação dos canaviais, com objetivo de elevar a produtividade das lavouras. Além disso, haverá recursos para retenção de matrizes pelos pecuaristas e para o financiamento de aquisição dessas fêmeas.

O governo também estuda a criação de mecanismos para atuar de forma mais consistente no mercado de laranja. "Estamos também estudando a criação de uma linha de financiamento para estocagem de suco de laranja. A ideia é combater a volatilidade dos preços da laranja e tentar garantir um preço mínimo para os produtores", disse Rossi. O governo trabalha para que os detalhes da linha para a critricultura sejam apresentados no plano safra.

O ministro disse que o governo tentará manter as atuais taxas de juros, mas ele não descartou a possibilidade de reajustes. Sem entrar em detalhes, o novo secretário de Política Agrícola do ministério, José Carlos Vaz, informou que haverá uma alteração na classificação que define a "classe média" rural. Segundo Vaz, os critérios de enquadramento serão ampliados, fazendo com que parte dos agricultores classificados na agricultura empresarial passem para a classe média, tendo acesso a taxas menores.

"O volume de recursos controlados aumentará mais do que os com taxa livre. Além disso, a classe média será ampliada, permitindo que agricultores classificados em outra categoria possam ter acesso a juros menores", disse Vaz. O novo secretário afirmou que as atuais mudanças fazem parte de uma nova metodologia de trabalho que a Secretaria de Política Agrícola (SPA) quer adotar nos próximos anos.

Uma das novas atribuições do novo secretário do ministério será planejar melhor as políticas de longo prazo. A SPA será responsável por monitorar as tendências de preços e também de clima olhando duas safras para frente, trabalhando junto com o setor privado ações de garantia de preços e renda ao setor no longo prazo.

O governo quer aproveitar o bom momento que o agronegócio brasileiro vive para se planejar para o período de "vacas magras", dentro do ciclo de altas e baixas da agricultura mundial. "Hoje somos intervencionistas. Para as próximas duas safras teremos bons volumes de produção e boas margens para os agricultores. Agora é a hora para nos prepararmos para uma eventual depressão futura da renda da agricultura brasileira nos próximos anos", disse Vaz.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário