Inflação semanal desacelera a 0,36%; alimentos sobem menos

Publicado em 08/06/2011 08:53
A inflação semanal medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) continuou desacelerando no início de junho, em meio à alta mais branda de grupos como alimentação e à queda dos custos de transportes. O indicador subiu 0,36% na primeira prévia de junho, ante alta de 0,51% no mês de maio, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

"Esta foi a menor taxa desde a segunda semana de setembro de 2010", disse a FGV em nota. Os custos do grupo Alimentação avançaram 0,25% nesta leitura, contra 0,47% na anterior. Os de Habitação arrefeceram a alta de 0,75% para 0,83%. Os de Vestuário subiram 0,58% agora, frente a 0,71% antes.

Entre os alimentos, o destaque foi o item Hortaliças e Legumes, que diminuiu a alta de 3,08% para 1,92%. Os preços de Transportes recuaram 0,48% na abertura do mês, após a variação positiva de 0,01% em maio, refletindo o recuo dos combustíveis. As principais quedas individuais de preços foram de álcool combustível, batata-inglesa, laranja-pera, gasolina e cenoura. As maiores altas foram de tomate, tarifa de água e esgoto, aluguel residencial, tarifa de ônibus urbano e tarifa de energia elétrica. A primeira prévia do mês mediu os preços de 8 de maio a 7 de junho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário