Cade adia mais uma vez decisão sobre aliança Perdigão-Sadia

Publicado em 15/06/2011 15:06
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) adiou novamente nesta quarta-feira o julgamento da fusão entre Sadia e Perdigão. O adiamento ocorreu depois que a Brasil Foods (BRF), empresa resultante da união, pediu mais tempo para convencer os conselheiros de que a fusão não fere a livre concorrência e será benéfica à sociedade.

Quem pediu o adiamento foi o mesmo conselheiro que pediu vistas do processo na semana passada, Ricardo Ruiz. Na última reunião do Cade, na quarta-feira passada, o relator do caso, Carlos Emmanuel Ragazzo, votou pela reprovação da fusão, colocando em risco o negócio bilionário que criou uma potência global em processamento de carnes.

O vice-presidente de Assuntos Corporativos da BRF, Wilson Mello, afirmou que o adiamento da decisão - que deverá durar, pelo menos, quinze dias, já que não haverá sessão do Cade na semana que vem devido ao feriado de Corpus Christi - dará mais tempo à empresa de convencer os conselheiros de que existe uma solução possível para a operação. Mesmo assim, Wilson Mello não quis adiantar quais seriam as propostas da BRF para o Cade.

"Queremos mostrar aos conselheiros que pode existir uma solução negociada, que pacifique a questão. Esse adiamento nos dá o tempo necessário para que possamos voltar ao Cade e falar com os demais conselheiros e encontrar uma solução para esse assunto, que é de interesse não só da empresa e do Cade, mas dos consumidores", disse.

Mello disse, ainda, que a empresa pretende negociar junto ao Cade uma solução para a operação, para evitar que o processo vá para a Justiça. Após o voto contrário do relator à fusão, a BRF começou a articular estratégias para levar o caso à Justiça. "Mas não estamos especulando sobe uma possível decisão do Cade. Vamos trabalhar para evitar uma judicialização do processo", afirmou.

Parecer
O voto do relator, conselheiro Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo, que durou três horas e 30 minutos e tinha 500 páginas, foi contrário à fusão, alegando que a operação é "extremamente danosa" aos consumidores. No seu voto, Ragazzo recomendou que a união seja desfeita em até 10 dias após a publicação da decisão no Diário Oficial da União.

"Esse ato de concentração tem o dom de gerar muito mais danos que benefícios. Raramente se vê nas análises uma operação em que a probabilidade de danos ao mercado e ao consumidor se mostre de maneira tão evidente. A aprovação desse ato tem o condão de causar aumento de preço e danos extremos aos consumidores", destacou. O relator lembrou que as empresas, antes da fusão, eram a primeira e a segunda maiores do mercado brasileiro.

Para Ragazzo, em setores como o de salsicha e presunto, a fusão pode aumentar os preços em até 40%. O temor, segundo Ragazzo, é que não haja, no mercado, produtos mais baratos para os quais os consumidores possam "fugir". "Sadia e Perdigão possuem incentivos extremos para elevar preços, que antes eram absorvidos pelas duas rivais. Depois da fusão, todas as principais marcas - em alguns setores, até a quarta marca mais vendida - estarão sob comando das duas empresas", defendeu.

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Cade também opinou sobre a fusão, recomendando rigorosas alterações na operação de fusão entre Sadia e Perdigão. A criação da BRF provoca uma concentração em certos segmentos do mercado, onde as duas empresas chegam a ter 80% de participação.

A Seae recomendou que a fusão deveria ser acompanhada de "remédios", como o licenciamento de uma das marcas (Sadia ou Perdigão) por um período de cinco anos para empresas concorrentes ou a venda de todas as chamadas "marcas de combate" - marcas secundárias pertencentes às duas empresas. O relator do caso, Carlos Ragazzo, destacou que mesmo que Sadia e Perdigão se desfaçam de todas as chamadas "marcas de combate" (como Batavo e Qualy), não é suficiente para garantir a competitividade nos mercados em que as duas empresas atuam.

"Um remédio que não inclua Sadia ou Perdigão não vai impedir o aumento de preços, ainda que elas se desfizessem de todas as marcas de combate. A união teria implicações extremamente graves, com aumento de preços mesmo com a alienação das principais marcas de combate. Um remédio eficaz deveria, necessariamente, envolver alienação da Sadia ou da Perdigão", afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Terra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário