Missão brasileira avança na reversão de barreiras comerciais

Publicado em 22/06/2011 08:04
Série de encontros permitiu progressos para acordos futuros com a União Europeia. Próximo desafio será destravar embargo da África do Sul à carne suína do Brasil.
A missão brasileira que está na Bélgica e que chegará na África do Sul ainda nesta semana conseguiu avanços importantes nos compromissos realizados no dia (20) e ontem, 21 de junho. Liderada pelo diretor de negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Ministério da Agricultura, Otávio Hermont Cançado, a comitiva participou de reuniões e eventos com o objetivo de negociar exigências que impedem o aumento das vendas de produtos agrícolas brasileiros para os consumidores europeus e africanos.

Hoje, o diretor do Ministério da Agricultura discursou para autoridades do Parlamento Europeu durante um workshop sobre perspectivas de comércio agrícola entre o Brasil e a União Européia. O evento foi promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Cançado aproveitou a oportunidade para esclarecer notícias distorcidas que vêm sendo divulgadas na Europa sobre o Brasil e defender a proposta de acordos bilaterais entre o Mercosul e a UE.

O diretor apresentou informações sobre o controle sanitário desenvolvido no Brasil. Também falou sobre as potencialidades dos setores produtivos e exportadores brasileiros de açúcar e etanol, de grãos, de citrus e de carnes bovina e de aves. “Houve consenso e todos defenderam que as negociações em torno de um acordo entre o Mercosul e a UE devem avançar com mais agilidade”, afirma.

No dia anterior, o diretor do Ministério da Agricultura havia se reunido com três diretorias da Comissão Europeia, em Bruxelas. A reunião tratou das exportações de itens de origem animal do Brasil para o bloco europeu e da alteração dos requisitos para o rastreamento e o controle de trânsito de animais abatidos com destino à UE dentro da cota Hilton, que estabelece 10 mil toneladas de carne nobre para as indústrias nacionais exportarem com tarifas reduzidas.

Segundo Cançado, os europeus estão dispostos a receber propostas alternativas sobre os requisitos de rastreabilidade do lado brasileiro em substituição ao atual sistema.

África do Sul

A agenda internacional prossegue na próxima sexta-feira, 24 de junho, na África do Sul. O diretor do Ministério da Agricultura se reunirá com diretores do Departamento de Agricultura e Pesca para tratar da reabertura do mercado sul-africano para as exportações de carne suína do Brasil, embargadas desde outubro de 2005.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário