G20 faz pouco para combater alta de alimentos, diz consultora

Publicado em 24/06/2011 14:43
O acordo alcançado por ministros da Agricultura dos países do G20 pouco faz para combater a ameaça representada pela elevação dos preços dos alimentos, na opinião de Ann Berg, consultora independente da agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês).

Os ministros do G20 concordaram na quinta-feira em criar um banco de dados sobre fornecimento, estoque e demanda de alimentos, bem como aumentar as políticas coordenadas.
"Se isto é tudo que vem do G20 - um acordo para obter mais informação - esse é um não acontecimento", disse Berg, que também é uma ex-operadora e diretora da Bolsa de Chicago.

O plano de ação para ampliar a transparência no mercado de alimentos e a coordenação política refletem apenas algumas das ambiciosas propostas apresentadas pela França para o ano de sua presidência no G20, ficando aquém dos pedidos do governo francês de uma dura repressão aos especuladores.

Pelo acordo, o Grupo dos 20 concordou em criar uma base de dados chamada de Sistema de Informação do Mercado Agrícola (Amis, na sigla em inglês), abrigado na FAO. Pode ser difícil implementar o Amis por causa das preocupações da Índia e China sobre questões práticas no fornecimento de suas informações.

"O desafio para o Amis será o desequilíbrio nas capacidades de pesquisas sobre as colheitas e as prioridades divergentes dos países quanto à transparência", disse Berg.

A consultora observou que seria especialmente difícil estimar o suprimento e a demanda na China em razão da vasta escala do país e as rápidas mudanças nas necessidades alimentares. "Não é fácil ir a campo e determinar as perspectivas para a colheita. Por causa de sua longa história, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos é o melhor na avaliação de colheitas", afirmou.

Regulamentação
A França não conseguiu obter o apoio dos ministros do G20 para a introdução de limites a posições no mercado agrícola de futuros, para coibir a especulação, e em vez disso recomendou aos ministros das Finanças que tomem decisões para regular melhor esses mercados.

"A decisão de estimular os ministros das Finanças a lidar com a regulamentação é algo como passar o bastão para outro grupo. Não sei se ministros das Finanças terão a habilidade, experiência e compreensão da essência do mercado de commodities para regulamentar as commodities no mercado de futuros", comentou a consultora.

A França acredita que a especulação no mercado de commodities contribuiu para a abrupta elevação na inflação dos alimentos, mas a Grã-Bretanha ficou entre os países que não veem muito valor na regulamentação.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário