Índice de bolsas da Ásia marca segundo dia seguido de queda

Publicado em 15/07/2011 09:43
O índice que reúne as bolsas de valores da Ásia encerrou a sexta-feira em baixa em meio a comentários do presidente do Federal Reserve que minimizaram expectativas sobre novos estímulos à economia dos Estados Unidos.

Os mercados asiáticos pegaram carona na queda dos principais índices de Wall Street na véspera, em meio aos comentários do presidente do Fed, Ben Bernanke, ao Senado dos EUA.

Bernanke afirmou à comissão bancária do Senado dos EUA que um default da dívida norte-americana causaria devastação nos mercados financeiros e cortes pesados em gastos do governo poderiam descarrilhar a recuperação da economia do país.

Às 7h40 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico excluindo o Japão tinha perda de 0,25 por cento, a 476,16 pontos, no segundo dia consecutivo de queda.

Além dos comentários de Bernanke, o mau humor dos mercados asiáticos seguiu na esteira do alerta da agência de classificação de risco Standard & Poor's, que afirmou na véspera que há pelo menos uma chance em duas de corte na nota de crédito "AAA" dos EUA se um acordo no congresso não for alcançado para elevar o limite da dívida do governo. No início desta semana, a Moody's também alertou para uma possível revisão da nota norte-americana.

A bolsa de Tóquio fechou em alta contida de 0,39 por cento, a 9.974 pontos, impulsionada por investidores europeus que recorreram a ações de setores cíclicos. Mas o movimento foi fraco diante das expectativas dos investidores para com testes de estresse de bancos da Europa.

O indicador japonês passou a maior parte da semana preso entre a resistência de 10 mil pontos e a média móvel de 200 dias de cerca de 9.901 pontos.

"O mercado está fortemente apoiado em investidores europeus e asiáticos. Os europeus estão mudando agora para veículos e máquinas já que o Japão está posicionado para se recuperar acentuadamente do terremoto", disse Hideyuki Ishiguro, da Okasan Securities.

Em Xangai, o mercado subiu 0,35 por cento, enquanto a bolsa de Hong Kong registrou queda de 0,3 por cento. A bolsa de Taiwan teve valorização de 1,1 por cento e em Seul houve ganho de 0,71 por cento. O mercado em Cingapura teve perda de 0,14 por cento e em Sydney houve queda de 0,38 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário