Zona do euro avalia 3 opções para dívida grega

Publicado em 19/07/2011 07:59 135 exibições
Autoridades da zona do euro examinaram, durante teleconferência na semana passada, três opções para assegurar a participação do setor privado no segundo pacote de resgate para a Grécia, de acordo com um documento obtido pela Reuters.

O documento datado de 16 de julho faz parte dos esforços da zona do euro para garantir financiamento para a Grécia nos próximos três anos.

Os líderes da zona do euro vão discutir o pacote para o país na quinta-feira.

As opções contidas no documento examinam a interação de vários fatores no segundo pacote para a Grécia, dependendo do tipo de investimento.

Os fatores incluem o impacto sobre o rating do país, quanto dinheiro seria requerido do fundo de resgate da zona do euro, se haveria necessidade de juros mais baixos desse fundo e a sustentabilidade da dívida grega.

A primeira opção é uma recompra de dívida grega e um aumento do crédito do setor público. Isso provavelmente geraria um rebaixamento da dívida grega ou uma classificação de default seletivo ou mesmo de default pelas agências de classificação.

A segunda opção seria baseada em uma proposta dos bancos franceses, para uma rolagem de dívida, que não envolveria aumento do crédito do setor público. Isso poderia gerar um default seletivo, segundo o documento.

A terceira opção seria baseada em um imposto sobre o setor financeiro, ou um acordo no estilo de Viena com os bancos privados, especialmente aqueles que detêm muita dívida grega. Essa opção não deve resultar em uma classificação de default, acrescentou.

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário