Bolsas europeias sobem após proibição de venda a descoberto

Publicado em 12/08/2011 14:44
O principal índice das ações europeias fechou em alta nesta sexta-feira, depois que a proibição de venda a descoberto sobre papéis financeiros imposta por França, Itália, Espanha e Bélgica ofereceu alívio ao golpeado setor bancário. Fortes dados varejistas nos Estados Unidos também deram suporte extra ao mercado.

O FTSEurofirst 300 subiu 3,4 por cento, aos 966 pontos, reduzindo a queda acumulada na semana a 0,8 por cento.

A terceira queda semanal seguida veio após os mercados oscilarem bastante nos últimos cinco dias, devido a rumores sobre a saúde do setor financeiro e preocupações com o espalhamento da crise de dívida da zona do euro.

Nesta sessão, os bancos figuraram entre os de melhor desempenho, com o índice STOXX Europe 600 para o setor em alta de 4 por cento. Contudo, com toda a volatilidade verificada nos últimos dias, o índice encerrou a semana com queda de 2,8 por cento.

As ações do Société Générale registraram um rali pelo segundo dia consecutivo, avançando 5,7 por cento, maior valorização do índice acionário francês CAC.

A recuperação dos papéis do Société ocorreu após eles despencarem 15 por cento na quarta-feira, em meio a especulações sobre a solidez financeira do banco, fortemente negadas mais tarde.

"Os mercados se estabilizaram um pouco após a proibição das vendas a descoberto", disse o diretor geral da SVM Asset Management, Colin McLean, em Edimburgo. "Mas os bancos caíram muito e a maioria (de suas ações) está excessivamente desvalorizada e está apenas se recuperando das mínimas."

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 3,04 por cento, a 5.320 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 3,45 por cento, para 5.997 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 4,02 por cento, a 3.213 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 4,0 por cento, para 15.888 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 4,82 por cento, a 8.647 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em alta de 3,02 por cento, para 6.202 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário