Governantes da China expressam confiança na economia dos EUA

Publicado em 19/08/2011 09:04 203 exibições
Primeiro-ministro, Wen Jiabao, disse estar confiante, diz agência Xinhua. Vice-presidente da China, Xi Jinping, disse China não sofrerá pouso forçado.
O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse nesta sexta-feira (19) que está "totalmente confiante" de que a economia dos EUA poderá superar as dificuldades e voltar ao caminho normal do desenvolvimento, informou a agência de notícias estatal Xinhua. Ele fez essas declarações, segundo a agência, durante a visita do vice-presidente americano, Joe Biden, ao país.

Também durante a visita de Biden, o vice-presidente da China, Xi Jinping, disse que a economia chinesa não vai sofrer um pouso forçado e que a dos EUA é resistente. Ele reiterou que Pequim manterá sua política macroeconômica, mas que também a tornará mais focada e flexível, com o objetivo de equilibrar a proteção do crescimento econômico com o combate à inflação.

Os comentários de Xi, que deverá suceder Hu Jintao como líder do Partido Comunista no ano que vem e tornar-se presidente em 2013, veio um dia após a forte queda dos mercados no mundo todo, prejudicados pelas preocupações fiscais e pela perspectiva de contração econômica global.

Durante seu discurso, Xi pediu aos EUA que aliviem restrições comerciais e que concedam tratamento justo para as empresas chinesas, acrescentando que os dois países não devem "politizar nem fazer sensacionalismo" com questões comerciais.

Fonte:
Valor Online

0 comentário