Ministro diz que recessão na Grécia pode ser mais forte que o esperado

Publicado em 19/08/2011 16:30
O ministro de Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, disse hoje que a recessão no país este ano poderá ser mais profunda do que o originalmente previsto, levantando preocupações com a capacidade do país de cumprir suas metas para o déficit.

“A verdade é que tanto as condições internacionais quanto domésticas estão piorando, e a recessão é nosso maio problema”, disse Venizelos, em entrevista a uma rádio.

Embora tenha se recusado a traçar uma estimativa mais precisa, Venizelos indicou que as previsões oficiais de contração de 3,8%, 3,9% do PIB grego este ano são “otimistas” e não descartou uma queda ainda maior. “Há hoje uma série de projeções, inclusive de queda de mais de 4,5%,e vamos ver para onde os ventos vão soprar. Eu ficaria feliz em ver o número mais otimista”, disse ele.

Outros membros do governo, no entanto, disseram hoje à Dow Jones que a economia grega pode contrair-se até 5,2% este ano e seguir em recessão no próximo. Essas fontes, que estão envolvidas diretamente no planejamento econômico, disseram também que uma queda muito forte poderia elevar o déficit orçamentário da Grécia para algo entre 8% e 8,5% do PIB. A meta atual é de 7,6%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário