Após semana de perdas, bolsas europeias abrem em alta

Publicado em 22/08/2011 09:35 168 exibições
As ações europeias recentemente golpeadas se recuperavam nesta segunda-feira, com os papéis da Eni, maior operadora estrangeira de petróleo na Líbia, saltando em meio a esperanças de um fim nos conflitos no país africano. Investidores também eram atraídos pelo valor barato das ações após as recentes quedas.

A companhia italiana de petróleo e gás Eni subia 4,7%, liderando a alta dos papéis de energia, depois que os rebeldes líbios, em luta para acabar com o governo de Muammar Gaddafi que já dura quatro décadas, entraram na capital Trípoli. O índice que acompanha os papéis de petróleo e gás na Europa avançava 1,7%.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações no continente, subia 2,11%, a 929 pontos, às 8h44 (de Brasília), após recuar 1,7% na sexta-feira. O índice ainda acumula queda de 15% neste mês, caminhando para o maior declínio mensal desde seu lançamento, em 1999.

Os setores defensivos, como o de saúde, também registravam ganhos. O índice do segmento apurava valorização de 1,7%, com a Roche em alta de 2,7%. "Tenho certeza de que há alguma caça a barganhas no mercado. As ações podem subir ao longo da semana", disse o estrategista-chefe da Brewin Dolphin, Mike Lenhoff. "Mas, caso o mercado tenha que sustentar uma recuperação, ele precisa ter alguns setores cíclicos, como o bancário e o de mineração, por trás disso. As ações defensivas tendem a estabilizar os mercados, mas não tenho certeza de que elas podem liderar um caminho sustentável para uma recuperação", concluiu.

Fonte:
Reuters

0 comentário