Bovespa tem pior volume do mês, com índice estável nesta segunda-feira

Publicado em 23/08/2011 08:22
O principal índice das ações brasileiras fechou praticamente estável nesta segunda-feira, anulando a alta de mais de 2 por cento do começo do dia em uma sessão com o volume mais baixo do mês.

O Ibovespa fechou com variação negativa de 0,01 por cento, a 52.440 pontos, perto da mínima do dia. O giro do pregão foi de 4,66 bilhões de reais, o mais baixo do mês de agosto. A média diária de volume no mês, até dia 17, é de 9,3 bilhões de reais.

O comportamento da bolsa brasileira foi parecido com o dos índices norte-americanos. O Standard & Poor's 500 subiu apenas 0,03 por cento, após alta de quase dois por cento pela manhã. O Dow Jones avançou 0,34 por cento.

De acordo com o operador da Icap Corretora Rodrigo Falcão, o mercado trabalhou no aguardo de mais notícias sobre o cenário internacional, como a possibilidade de mais estímulos monetários nos Estados Unidos tendo em vista a desaceleração econômica.

O chairman do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Ben Bernanke, discursa na sexta-feira na conferência anual de bancos centrais, em Jackson Hole, e pode dar sinais nesse sentido.

"A tendência é de baixa, mas a grande pergunta é se (o Ibovespa) vai testar novamente abaixo dos 50 mil pontos ou não. Depende do desenrolar dos problemas nos Estados Unidos e na Europa", afirmou o operador.

Em conversa com jornalistas, o economista-chefe do Santander, Mauricio Molan, e o estrategista-chefe do banco, Marcelo Audi, demonstraram otimismo com o desempenho das ações brasileiras no resto do ano, esperando um "relief rally" (alta de alívio) para um patamar entre 65 mil e 70 mil pontos.

Na opinião deles, a atual volatilidade não é uma repetição da crise de 2008 porque não deve haver uma recessão nos Estados Unidos e porque não há uma crise bancária à vista no exterior, especialmente por causa da disponibilidade de linhas de crédito de emergência para as instituições.

Setores domésticos como bancos e varejo, com expectativa de alta do lucro por ação de 20 por cento em 2012, chamam mais a atenção do banco do que empresas mais dependentes do exterior, como as produtoras de commodities.

Entre as ações de maior liquidez, o papel preferencial da Vale subiu 0,54 por cento neste pregão, a 37,51 reais, e a ação equivalente da Petrobras caiu 0,25 por cento, a 19,65 reais.

O destaque de alta foi a siderúrgica Usiminas, com ganho de 4,75 por cento das ações ordinárias, a 23,15 reais, e de 3,59 por cento dos papéis preferenciais, a 12,70 reais, após a CSN anunciar que aumentou sua participação no capital da Usiminas e que continua avaliando alternativas estratégicas em relação ao investimento na companhia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário