Argentina lança hoje plano nacional para estimular agricultura e pecuária

Publicado em 05/09/2011 10:16
O objetivo é aumentar a produção em mais de mais de 150 milhões de toneladas por ano até 2020.
A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, lançará hoje (5) um plano nacional de agricultura e pecuária para o período de 2016 a 2010. O objetivo é aumentar a produção argentina de grãos em mais de mais de 150 milhões de toneladas por ano até 2020. Também há a meta de superar a marca de 1 milhão de toneladas de carne exportada para a próxima década.

O plano se concentrará em 24 complexos de produção, considerando as características e produção de cada região. Na economia argentina, a produção agrícola e pecuária respondem por cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A exportação de gado tem um papel relevante na economia do país.

Na agricultura, a Argentina está entre os exportadores de uva, mel, milho, sorgo, soja, girassol, semente, trigo e erva mate, mas, em 2009, o setor representou apenas 8% do PIB. Os alimentos para animais e o óleo estão entre as principais commodities do país. Além disso, a região de Mendoza e San Juan são as principais regiões produtoras de vinhos.

A proposta do plano foi elaborada com o apoio de 45 universidades nacionais, câmaras de comércio – provinciais e municipais –, além de organizações rurais e sociais, assim como 400 escolas agrotécnicas de todo o país. Desde o ano passado, ocorrem reuniões em todo o país para fechar o texto do plano.

O plano será lançado com a presença de autoridades públicas e também de representantes de mais de 500 associações empresariais e técnicas, assim como de faculdades de Ciências Agrárias, Economia e Veterinária. Inicialmente, o plano estava previsto para ser lançado em julho do ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário