EUA enfrentam sérios desafios estruturais, diz Mohamed El-Erian

Publicado em 09/09/2011 08:10 116 exibições
Os EUA enfrentam “sérios” desafios econômicos, incluindo debilidade do mercado de imóveis residenciais e de trabalho, que vão se mostrar resistentes aos esforços de estímulo do Federal Reserve, avalia Mohamed El-Erian, executivo-chefe da Pacific Investment Management Co (Pimco) – maior administradora de fundos do mundo.

“Você não pode simplesmente superar esses obstáculos”, disse El-Erian. “Existem questões estruturais que exigem soluções estruturais”, acrescentou.

As respostas à crise financeira nos EUA e em outros países “têm sido muito cíclicas e muito dependentes dos bancos centrais”, disse El-Erian durante um simpósio promovido pelo Fed de São Francisco. Os comentários de El-Erian vieran na sequência de um discurso do presidente do Fed, Ben Bernanke, que disse que o banco central está pronto para agir quando for necessário para dar impulso à recuperação.

“Estamos bastante surpresos de quão cíclico têm sido as respostas”, seja nos EUA ou na Europa, disse El-Erian. O mundo está passando por um realinhamento “histórico”, semelhante ao “deslocamento das placas tectônicas”, que está focada nos balanços, dinâmicas de crescimento entre países diferentes e políticas e políticos, segundo ele.

“A questão chave que qualquer administrador de risco enfrenta hoje é que muitos parâmetros se tornaram variáveis”, disse El-Erian. “Um pensamento cíclico não é suficiente, dado o mundo que vivemos”, disse. “Você precisa pensar estruturalmente”.

Fonte:
Valor Econômico

0 comentário