Grécia anuncia novas medidas de ajuste orçamentário para 2011

Publicado em 12/09/2011 09:23
A Grécia anunciou neste domingo (11) medidas de ajuste suplementares ao orçamento de 2011, no valor de cerca de 2 milhões de euros, para evitar a deterioração das contas públicas, como exigiram o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia (UE) para manter suas ajudas ao país.

A Comissão Europeia também anunciou neste domingo que nos próximos dias uma equipe de especialistas desembarcará em Atenas para concluir, até o final de setembro, um acordo para entrega de uma nova parcela de empréstimos, após o anúncio de compromisso do governo grego em fazer mais economias.

Depois de uma reunião do governo, o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, anunciou um novo imposto sobre o setor imobiliário, para contrabalançar sua fraqueza fiscal e alcançar a meta de déficit desde ano do país.

"É um imposto especial sobre o setor imobiliário, que será coletado por meio das contas de energia elétrica", disse  a jornalistas.

Segundo Venizelos, o novo tributo custará aos cidadãos gregos 4 euros (US$ 5,53), em média, por metro quadrado.

O ministro considerou "indispensável"  o novo pacote, depois dos rumores dos últimos dias sobre uma nova declaração de moratória pela Grécia ou uma saída do país da Zona do Euro.

"Nossa prioridade imediata é o respeito total aos objetivos orçamentários para 2011", disse, lembrando o déficit de 17,1 bilhões de euros atuais e os de 14,9 bilhões para 2012.

Segundo o ministro, o país continua a trabalhar como previsto com os governos e credores da União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, mas destacou uma "mudança de paisagem, devido à posição de alguns países muito importantes e com um papel determinante na Zona do Euro".

Visão alemã

O presidente da União Social-Cristã da Baviera (CSU), partido que faz parte da coalizão de centro-direita da chanceler alemã, Angela Merkel, reiterou neste domingo que não pode descartar a possibilidade de a Grécia ser obrigada a sair da Zona do Euro.

Horst Seehofer disse à rede ZDF que a Grécia precisa cumprir as condições exigidas pela UE, pelo FMI e pelo Banco Central Europeu (BCE) em troca dos empréstimos.

Questionado se seria possível um país sair da Zona do Euro, Seehofer afirmou: "Se os gregos não tiverem sucesso, apesar de todos os seus esforços, aí não se pode descartar isso."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário