Governo já espera maior pressão dos alimentos sobre a inflação

Publicado em 13/09/2011 08:11
O governo avalia, em conversas reservadas, que os alimentos “já deram sua contribuição” para segurar a inflação neste ano e se prepara para enfrentar, até dezembro, um “soluço” nos preços agrícolas derivado da entressafra na produção de grãos, carne bovina, cereais e etanol.

A preocupação é forte e tem deixado os especialistas em alerta. Espera-se, porém, que essa pressão seja menor do que a registrada no segundo semestre de 2010. “O peso será menor”, afirma uma fonte do Ministério da Fazenda. Ainda assim, parte do governo segue “assombrada” com as recentes quebras de safra, sobretudo na produção de trigo e milho de inverno, provocadas por questões climáticas.

A persistência do cenário de baixos estoques mundiais e de firme demanda externa por commodities, principalmente da China, completam o panorama traçado pelo governo. Os ministérios da Agricultura e da Fazenda têm mantido conversas reservadas com o Banco Central para avaliar cenários e tendências. No foco, está o grupo alimentação e bebidas, cujo peso no índice oficial de inflação (IPCA) chega a 22%. Esse grupo específico registrou inflação de 0,72% em agosto – bem acima do IPCA do mês, de 0,37%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário