Tóquio fecha em baixa e bolsas da Europa operam em queda

Publicado em 22/09/2011 11:12
Mercado reagiu mal às medidas anunciadas pelos EUA para conter crise. Em Frankfut, Paris e Londres, bolsas recuavam mais de 4%.
As bolsas asiáticas fecharam o pregão desta quinta-feira (22) em queda, mesmo depois de o Fed (Banco Central dos Estados) ter anunciado medidas para evitar recessão, na véspera. A Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 2,07%. O índice Nikkei 225 perdeu 180,90 pontos, e encerrou o dia em 8.560,26 unidades.

As principais bolsas europeias operam seguindo o mercado asiático, com quedas superiores a 4%. Perto das 9h30, em Frankfurt, a baixa era de 4,22%. Milão registrava queda de 3,53%, também influenciado pela crise de confiança na economia italiana. Em Paris, o recuo era de 4,67%. Londres registrava queda de 4,29% e Madri recuava 3,64%.

A queda nos mercados mundiais é um reflexo das medidas anunciadas ontem pelo Fed. O Comitê de Política Monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), afirmou nesta quarta-feira (21), em comunicado, que pretende adquirir, até o final de 2012, US$ 400 bilhões em títulos da dívida do Tesouro de longo prazo, com vencimento entre seis e 30 anos. Ao mesmo tempo, a autoridade monetária pretende vender o mesmo valor em títulos de curto prazo (três anos ou menos).

"Esse programa deve pressionar para baixo as taxas de juros de longo prazo e tornar as condições financeiras mais 'cômodas'", disse o Fed em nota. "O comitê irá revisar regularmente o tamanho e a composição de seus ativos e está preparado para ajustá-los conforme for apropriado".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário