Em cenário de mercado, inflação chega a 6,4% em 2011 e 5% em 2012

Publicado em 29/09/2011 09:26
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será de 5% em 2012, caso câmbio e juros se comportem dentro das trajetórias projetadas pelo mercado na pesquisa Focus, divulgada semanalmente pelo Banco Central. O IPCA subiria mais, portanto, do que na hipótese de não haver novos cortes da meta de taxa Selic até o fim do próximo ano, situação em que a alta do índice seria de 4,7% no ano que vem.

Para 2011, a utilização dos parâmetros macroeconômicos do chamado cenário de mercado mostra inflação em 6,4%, dentro do intervalo de tolerância da meta do governo, cujo limite superior é de 6,5%. A projeção é idêntica à do cenário de referência, na qual o BC toma como hipótese que não fará novos cortes da taxa de juros no horizonte considerado. Isso ocorre porque, em parte, é defasado o efeito da diferença entre as respectivas trajetórias  de juros sobre a inflação.

O BC considerou as projeções colhidas junto a instituições participantes da pesquisa Focus no dia 9 de setembro. Nesse cenário de mercado, a meta de Taxa Selic chega a dezembro deste ano em 11% ao ano, permanecendo assim até dezembro de 2012. A taxa de câmbio, por sua vez, estaria em R$ 1,60 no fim deste ano e em R$ 1,65 no fim do ano que vem.

A probabilidade de o teto da meta ser ultrapassado chega a 44% em 2011 e cai para 17% em 2012, ainda segundo o novo relatório trimestral.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário