BC espera nova queda nas projeções de crescimento países europeus

Publicado em 29/09/2011 14:18
O Banco Central (BC) brasileiro trabalha com a hipótese de nova piora das projeções de crescimento econômico no mundo, em especial na Europa. “Achamos que a revisão de projeções vai se aprofundar”, disse, hoje , o diretor de Política Econômica  da instituição, Carlos Hamilton Araújo, durante entrevista sobre o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira, 29, pelo BC.

Ele lembrou que nos últimos meses  as previsões já tinham caído, o que foi levado em conta na decisão do Comitê de Política Monetária  (Copom) de cortar a taxa básica de juros, de 12,5% para 12% ao ano, no fim de agosto. Apesar da demanda interna ainda estar “robusta”, o PIB brasileiro crescerá menos por causa sobretudo da situação internacional, tornando o ambiente favorável  à desaceleração de preços.

A deterioração do cenário externo, diz o relatório, “ afeta negativamente as perspectivas de crescimento da economia doméstica e, por extensão, a dinâmica do preços” Nesse contexto, as exportações  são direta e negativamente afetadas pela pesperctiva  de desaceleração da economia mundial, que resulta em menor volume de comércio".

O cenário central continua sendo de crescimento mundial baixo por período prolongado, “mas sem ruptura dos mercados globais como houve em 2008”, disse Carlos Hamilton, numa alusão  à quebra de instituições financeiras e à crise de liquidez .

O BC avalia que a  situação internacional  contribui para conter o preço das commodities, com reflexo na inflação brasileira. Mas não descarta “novas ações monetárias não convencionais” por parte de economias maduras. Essas ações, que foram principalmente de socorro de liquidez aos bancos em 2008 e 2009, foram vistas como elemento de pressão de alta sobre as commodities em 2010, destacou o diretor.

A desaceleração econômica  provocará queda da inflação não só no  Brasil.  “Há uma tendência desinflacionaria geral para 2012”, disse Carlos Hamilton, lembrando que a grande maioria dos países relevantes para avaliação do cenário internacional  experimentou aumento de inflação em 2010 e 2011.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário