Congresso dos EUA prepara nova lei de subsídio a produtores contrária as regras da OMC

Publicado em 19/10/2011 10:09
O congresso norte-americano pretende substituir a decisão de eliminar os subsídios agrícolas de US$ 5 bilhões por ano, por uma nova lei de ajuda a produtores que, segundo especialistas, trará mais prejuízos ao comércio e seguirá na contramão das regras da Organização Mundial de Comércio.

O novo projeto de lei do Senado dos Estados Unidos consiste na  ajuda financeira aos agricultores em relação à receita e à quantidade de milho, soja, algodão ou trigo produzido. Isto levaria à superprodução e, consequentemente, à redução dos preços mundiais dessas commodities, prejudicando exportadores como o Brasil.

De acordo com especialistas, esses programas são classificados como "caixa amarela" e são contrários às regras da Organização Mundial do Comércio. “Eles vão eliminar um programa de subsídios que não distorce o comércio mundial e substituir por um que é nocivo", disse um professor de economia agrícola da Montana State University.

A eliminação do plano de subsídios agrícolas de US$ 5 bilhões por ano foi comemorada por diversos países exportadores que eram prejudicados por distorções dos preços internacionais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário