Congresso dos EUA prepara nova lei de subsídio a produtores contrária as regras da OMC

Publicado em 19/10/2011 10:09 302 exibições
O congresso norte-americano pretende substituir a decisão de eliminar os subsídios agrícolas de US$ 5 bilhões por ano, por uma nova lei de ajuda a produtores que, segundo especialistas, trará mais prejuízos ao comércio e seguirá na contramão das regras da Organização Mundial de Comércio.

O novo projeto de lei do Senado dos Estados Unidos consiste na  ajuda financeira aos agricultores em relação à receita e à quantidade de milho, soja, algodão ou trigo produzido. Isto levaria à superprodução e, consequentemente, à redução dos preços mundiais dessas commodities, prejudicando exportadores como o Brasil.

De acordo com especialistas, esses programas são classificados como "caixa amarela" e são contrários às regras da Organização Mundial do Comércio. “Eles vão eliminar um programa de subsídios que não distorce o comércio mundial e substituir por um que é nocivo", disse um professor de economia agrícola da Montana State University.

A eliminação do plano de subsídios agrícolas de US$ 5 bilhões por ano foi comemorada por diversos países exportadores que eram prejudicados por distorções dos preços internacionais.

Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário