CRISE: FMI alerta sobre instabilidade mundial e pede ação dos países

Publicado em 09/11/2011 10:09 306 exibições
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, advertiu nesta quarta-feira sobre a necessidade de a comunidade internacional ficar em alerta e buscar a atuação conjunta para combater os efeitos da crise econômica mundial. "Há um risco de espiral de instabilidade financeira mundial" , disse ela.

"Se não agirmos em conjunto, a economia mundial corre o risco de uma espiral de incerteza e de instabilidade financeira", disse Lagarde, que visita a China. "A economia mundial entrou em fase perigosa e incerta e a Ásia não está imune", acrescentou.

Para Lagarde, o governo chinês deve rever a condução de parte de sua política econômica e monetária. "A China necessita de uma moeda mais forte", disse. Nas reuniões internacionais, vários representantes estrangeiros reclamam que o yuan (a moeda da China) está subvalorizado e que essa situação reproduz excedentes comerciais acumulados por Pequim.

Na capital chinesa, Lagarde se reúne com autoridades do governo para discutir as consequências da crise da dívida europeia e as condições e os impactos sobre a China e o restante do mundo.

Fonte:
Agência Brasil

1 comentário

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    A Europa criou a Zona do Euro...Uns encostaram nos outros ...Como não colou botar a culpa num pais que é do tamanho de um pequeno estado do Brasil, agora vem o FMI querer meter a mão nos parcos dólares de nossa reserva feita a duro labor...Seria bom o Jornal Nacional parar de ler estatísticas e noticiar o que de verdade está se passando no sub mundo da política brasileira, porque não existe somente a revista VEJA para denunciar...

    0