Questões Indígenas: Cerca de 450 produtores do MS participam de manifestação em Brasília nesta quarta-feira (8)

Publicado em 07/05/2013 17:08
Organizada pelos representantes dos sindicatos rurais do Mato Grosso do Sul e pela Federação de Agricultura e Pecuária do MS (Sistema Famasul), a caravana, formada por aproximadamente 450 produtores, participa nesta quarta-feira (8) de uma mobilização que ocorrerá em Brasília. A manifestação acontecerá em frente à Câmara dos Deputados durante a audiência pública na qual a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, atende convocação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e desenvolvimento rural.

Também foi confirmada a presença de produtores da Bahia, Mato Grosso e Paraná. Segundo o presidente do Sistema Famasul, Eduardo Riedel, o objetivo do movimento é chamar a atenção para a falta de transparência das ações da Funai, que geram conflito e insegurança jurídica. “A preocupação e a ansiedade no campo é grande. Nós vemos a Funai fazendo demarcações em áreas produtivas e legalizadas”, lamenta Riedel.

A intenção da Funai é demarcar como indígena uma área que representa 22% do Estado, abrangendo 28 municípios do Conesul.  Essa área responde por 25% do Produtor Interno Bruto (PIB) e 60% da produção de soja de Mato Grosso do Sul.

A finalidade da audiência é ouvir da ministra esclarecimentos acerca da identificação e delimitação das terras indígenas no Brasil. De acordo com a Famasul, o problema indígena não é uma questão social que não se resolve com ampliação das aldeias. “Entendemos a situação de descaso que as comunidades indígenas vivem atualmente. Mas a Funai adota uma diretriz muito equivocada na solução do problema”, considera Riedel.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • antonio caarapó - MS

    ENTENDEMOS O PROBLEMA INDIGENA,MAS OS INDIGENAS SAO CIDADÕES BRASILEIROS COMO QUALQUER OUTRA RAÇA, PORTANTO COM DEVERES E OBRIGAÇOES , CABENDO A ELES TER SUAS CONVIVÊNCIA EM SOCIEDADE. HOJE O PROCESSO DE DEMARCAÇÃO ESTÁ A QUEM DA VERDADEIRA REALIDADE VIVIDA NO SUL DO MS E PARANÁ ONDE ÍNDIOS PARAGUAIOS SE APROVEITAM DA FRAGILIDADE CONSTITUCIONAL DO PAÍS, E ESTÃO MIGRANDO PARA ESTES ESTADOS SENDO REGISTRADOS COMO BRASILEIROS EM CARTÓRIOS, E CRIANDO ETNIAS INDÍGENAS QUE ANTES NÃO EXISTIAM. O QUE ANTES NÓS BRIGAMOS PARA CONQUISTAR QUANDO O PARAGUAI INVADIU QUERENDO TOMAR AS TERRAS DO SUL, HOJE ESTAMOS DANDO DE "MÃOS BEIJADAS" E ACEITANDO COMO BRASILEIROS E AINDA -PIOR- ESTAMOS PAGANDO PRA ELES RECEBEREM BOLSA-FAMILIA!

    0