Clima de tensão em Buerarema/BA durante confronto entre produtores rurais e índios tupinambás. Veja fotos

Publicado em 26/08/2013 09:01

O clima de tensão continua na cidade de Buerarema, no sul baiano, com a disputa entre produtores rurais e indígenas tupinambás longe de chegar a um fim. A cidade segue com policiamento reforçado, com todo o efetivo da PF de Ilhéus e policiais da Força Nacional, que chegaram ao local no último dia 18 de agosto. 

No sábado (24), como uma afronta, um grupo de índios passeou pela cidade em uma caminhonete L200 e revoltou a população que procurou fazer justiça com as próprias mãos.  Eles procuraram moradias de índios na cidade e atearam fogo em oito casas. 

Os produtores rurais que foram expulsos de fazendas estão acampados em frente à prefeitura da cidade porque dizem não ter para onde ir.

 

Veja as fotos: 

Incêndio casas de indígenas tupinambá

Incêndio casas de indígenas tupinambá  2

Incêndio casas de indígenas tupinambá  3

Fonte: A Tarde UOL

Incêndio casas de indígenas tupinambá  4

Fonte: Facebook do Ninja

Incêndio casas de indígenas tupinambá 5

Incêndio casas de indígenas tupinambá  6

Incêndio casas de indígenas tupinambá  7

Fonte: Correio 24 Horas

Incêndio casas de indígenas tupinambá 8

Incêndio casas de indígenas tupinambá 9

Fonte: G1 Bahia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Internet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

10 comentários

  • Dorcas Guimarães Espírito Santo Ibirataia - BA

    Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro,Ubaitaba cidades do Sul da Bahia, atualmente são consideradas cidades mais violentas do BRASIL, para jovens. Isso é o reflexo do maior CRIME de TERRORISMO BIOLÓGICO do MUNDO, O CRIME DA VASSOURA DE BRUXA, que "jogou" nas periferias destas cidades, aproximadamente UM MILHÃO de pessoas que moravam nas roças de cacau e hoje vivem "amontoadas" nas periferias dessas cidades . Esse crime bárbaro e covarde de terrorismo, muito provavelmente foi perpetrado por um grupo de militantes do PT,segundo um réu confesso,(inquérito da Polícia Federal nº (2.169/2.006-DPF.B?ILS/BA), que trabalhavam na CEPLAC,órgão do Governo Federal. A Invasão dos "índios" às propriedades da região de Buerarema-Ba, esta provocando uma reação de um povo, ( o protesto é geral e não tem liderança), de que já não suporta mais tanta injustiça por parte do Governo Federal, que parece até incentivar os conflitos, afim de ver sangue e até talvez, efetuando um plano diabólico de governo, que no Sul da Bahia,começou tempos atrás com o CRIME DA VB, incubado até hoje pelo governo do PT, por envolver figuras políticas importantes desse partido.

    0
  • RUY GOMES BUERAREMA - BA

    Também tive minha chácara de 14ha invadida e saqueada, roubaram tudo que havia na propriedade, um prejuízo de uns R$15.000. Ao efetuar o BO na PF, me falaram que tenho que aguardar a decisão final do governo, se a terra é ou não indígena. A que ponto chegamos... a polícia sabe quem são e onde estão os criminosos e mesmo assim diz que não podem fazer nada. A Constituição não tem mais nenhum valor no Brasil? Onde está o direito de propriedade? De fato, o governo Dilma diz que cumpre as Leis, ao expulsar à bala de borracha e Gás, mulheres e crianças indefesas em São Luis no MA, mas proíbe o cumprimento de decisão judicial na reintegração de posse e expulsão dos índios invasores no MS, BA e outros. "Segundo o censo IBGE 2010, no Brasil 0,4% da população cerca de 800 mil pessoas são indígenas; os quais ocupam quase 14% do território nacional. Nos Estados Unidos segundo o site oficial da CIA The World Factbook, 4,4% da população o que corresponde a 16 milhões de pessoas são indígenas; os quais ocupam 1% (um por cento) do território. Fazendo as contas, enquanto no Brasil, cada índio ocupa cerca de 150ha, nos EUA cada índio ocupa menos de um hectare (0,6ha) e não obstante a esta adversidade, os índios de lá vivem em harmonia com o homem branco. Quem alimenta o povo Brasileiro inclusos aqui muitos índios 'aculturados que vivem nas cidades', é o pequeno agricultor, muitas vezes detentor apenas de 1 ou 2ha de terra. Conclusão, já há sim muita terra pra pouco índio." Está ná hora do povo brasileiro refletir sobre o que está acontecendo e tomar uma atitude firme contra este governo autoritário.

    0
  • Érico Batista da Silva Soledade - RS

    Olha pessoal nós temos que nos mexer, vou contar uma história pra vocês, nós vamos assistindo as coisas acontecerem e nada é feito:Segunda-feira dia 05/08/2013 estava indo a PORTO ALEGRE e escutando a radio GUAIBA FM 101.3 eram 8;30hs da manhã, quando o jornalista ROGERIO MENDELQUI falou algo no comentário com os outros jornalista presentes, algo que a tempos eu vinha me perguntado, os EUA a EUROPA a ASIA, todos tem tecnologias bem mais avançadas do que a nossa, e ninguém tem URNA ELETRONICA, AÍ EU ME PERGUNTAVA, SERÁ QUE ESTAS URNAS SÃO CONFIÁVEIS, AÍ O ROGERIO falou: que tinha andado por SÃO PAULO e que assistiu um técnico em informática provar inclusive com a presença da Policia Federal, que as nossas URNAS ELETRÔNICAS podem ser manipuladas, e aí como ficamos, será que o povo já esta sabendo disto? NÓS SOMOS UNS OTARIOS, REPASSE, TEMOS QUE SAIR AS RUAS E PEDIR CONTAGEM MANUAL DOS VOTOS, QUEM RECEBE BOLÇA FAMÍLIA NÃO PODE VOTAR, TEMOS QUE COLOCAR NO LIXO ESTA URNAS.

    0
  • MABEL GIARETTA DALASTRA Palotina - PR

    Passeando pela cidade de L200... fazem isso para debochar e mostrar aos produtores rurais que estão no "comando". A cada dia que passa, a situação se itensifica, mais revolta, mais mortes e resolvendo o problema como aconteceu em Buerarema, com as próprias mãos. Quem pode dizer que os produtores estão errados...estão defendendo o que é deles, e se o governo não faz o que é certo, situações como essa só vão piorar. Que país é esse que tiram os bens de quem trabalha, e dão de mão beijada a quem mal conhece o significado da palavra "trabalho". Não importa se o produtor tem 1 hectar ou 10.000 hectares, se conseguiu comprar trabalhando justamente, é dele por direito.

    0
  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    A liberdade dos indios em fazer paseata com L200 que nós pagamos , Médicos Cubanos e outros países fazendo curso de uma semana para aprender o Portugues e medicar os brasileiros que vivem de cestas basicas , Os mensaleiros querendo reduzir suas penas , tudo isso acontecendo as vesperas de uma eleição . Vamos acabar com este PT antes que ele acabe com nosso patrimonio maior que é a vontade de trabalhar e produzir .

    0
  • RICARDO AUGUSTO MENEGHETTI Ijuí - RS

    A quem interessa o CAOS,se não a estes governantes cujo o plano sempre foi se perpetuar no poder e se locupletar do poder Estão querendo fabricar um motivo para implantar sua ditadura comunista bolivariana. Muita calma apesar de todas as provocações, nós produtores devemos agir legalmente, até determinado ponto,vamos derruba-los nas urnas, está chegando a hora!

    0
  • Izabel Lima Mococa - SP

    Médicos cubanos(células comunistas), estatização da terra via índios, insegurança social...Parece que a corja está trabalhando ´rapidamente para a revolução comunista no Brasil...E os brasileiros deitados em berço esplêndido sem ver o perigo iminente...

    0
  • JOAO AUGUSTO PHILIPPSEN Santo Augusto - RS

    Este governo representa o que uma sociedade evoluida não deveria ser, é o retrocesso da evolução humana, a volta aos tempos primórdios onde a lei, que é o pricipio de civilidade da lugar á ignorância. As pessoas que deixam isto acontecer deveriam ser responsabilizadas pelo desmando que esta tomando conta do país. No voto ja sabemos que não vai ser, então....

    0
  • ANTONIO DE LA BANDEIRA Campo Novo do Parecis - MT

    De quem é a culpa? Deste governinho de m.......do PT e aliados oportunistas, incompetentes e com intenções escusas. Propositalmente, deixam a situação chegar ao caos porquê? Ora, querem mesmo é derramamento de sangue, que os proprietários legítimos, trabalhadores honestos e produtores de alimentos reajam, que aconteçam tragédias. Como então a maior parte da grande mídia vai noticiar? Que os "fazendeiros" foram os causadores das confusões, chacinas. Então, vai ficando cada vez mais iminente (e facilitada) a implantação da ditadura comunista, que de certa forma já existe "de fato". Acordem, brasileiros de bem.....vamos, por exemplo, multiplicar o quanto possível o site Notícias Agrícolas e outros decentes, que transmitem a coerência e a verdade. E as entidades representantes da classe? O que esperam? Mais realidades como a Suiá Missú? Por favor, vamos reagir com mais energia, sinergia e principalmente cidadania.

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    o zé dirceu quer que volte o tempo da guerilha pra ver se escapa da cadeia

    0