FPA e CNA se unem e cobram instalação da PEC 215

Publicado em 25/09/2013 08:59

O debate sobre as demarcações de terras para criação e ampliação de reservas indígenas aproximou ainda mais representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO). As duas entidades se uniram nesta terça-feira (24/9) para questionar ações consideradas arbitrárias por parte do governo federal que ameaçam o direito de propriedade.

Durante concorrida reunião-almoço na sede da FPA, em Brasília, as duas entidades decidiram intensificar a pressão para que a Câmara Federal instale a Comissão Especial da PEC 215/00, a Proposta de Emenda Constitucional que atribui ao Congresso Nacional competência para aprovar e homologar a criação e a demarcação de áreas indígenas, atribuição hoje exclusiva da Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo a senadora Kátia Abreu, as atitudes da Funai não têm mais limite e o governo federal não tem comando nem o controle sobre as decisões adotadas pela fundação. “Parece que a Funai é autônoma, que não faz parte do Executivo. Então, nós vamos trazer para o Congresso Nacional o debate sobre a PEC 215. O Congresso Nacional dará limites à Funai e ao Ministério da Justiça porque nós também somos representantes do povo, assim com o poder executivo”, afirmou a presidente da CNA.

A senadora defende a participação de órgãos como a Embrapa, os Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e Casa Civil na análise das demarcações de reservas indígenas. “Queremos que este grupo esteja olhando os interesses da nação e não apenas dos produtores e dos índios”, reforçou.

O objetivo da FPA sempre foi o de juntar todas as entidades representativas do setor rural brasileiro para fortalecer a atividade produtiva do campo. A Frente conta com  o apoio de várias federações de trabalhadores da agricultura, da Abrapa, da Aprosoja, da OCB e muitas outras entidades vêm trabalhando para que esta causa  tenha mais força em todo o Brasil.

Concluída a análise do Mandado de Segurança no STF sobre a constitucionalidade da PEC 215, a Comissão Especial da matéria deve ser instalada nesta quarta-feira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • JOAO AUGUSTO PHILIPPSEN Santo Augusto - RS

    FPA que voces são um bando de RATOS, não tenho dúvidas, mas como tudo no brasil (minúsculo sim) temos de escolher o meno RUIM, agora..... acreitar que a KÁTIA, vai fazer alguma coisa pela classe a não ser nos cobrar na INjustiça se deixarmos de pagar o imposto confederativo ja é duvidar da minha BURRICE.

    0
  • Luciane Possan Weber guaíra - PR

    Unam-se, porque é para isso que mantemos todos vocês, para que nos representem e bem.

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    tá mais que na hora de vocees mostrar algum serviço já que se dizem nossos representantes

    0