PEC 215: Deputados debatem demarcações de terras indígenas em SC

Publicado em 14/03/2014 11:44

A comissão especial que estuda uma proposta sobre demarcação de terras indígenas estará, nesta sexta-feira (14), em Chapecó (SC) para ouvir prefeitos e vereadores de áreas atingidas e caciques de reservas indígenas.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, em análise na comissão especial, submete ao Congresso Nacional a decisão final sobre as demarcações de áreas indígenas e de conservação ambiental. Atualmente, esses procedimentos são executados pelo Poder Executivo, em decisões dos ministérios da Justiça e de Meio Ambiente.

Também participarão do encontro o relator da PEC, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), o juiz federal Narciso Leandro Xavier Baez, advogados de áreas que podem ser destinadas aos índios e sindicatos. 

O debate foi proposto pelo deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), integrante da comissão especial. Ele critica a desapropriação de terras de produtores rurais que produzem e trabalham, desrespeitando os títulos legais e o direito de propriedade. De acordo com Colatto, “não se questiona que as terras indígenas, de que trata a Constituição de 1988, pertençam aos índios antes de 5/10/88. Entretanto, em relação àquelas que são dos produtores, há que ser aplicado o mesmo direito e a legitimidade, preservando o direito de propriedade”.

Ainda segundo Colatto, as áreas indígenas ocupam 13% do território brasileiro e a Funai pretende criar mais 611 reservas, o que deixará 25% das terras brasileiras nas mãos dos índios. Em Santa Catarina, 26 áreas estão em processo de estudo e ocupação. 

A reunião em Chapecó será realizada na sede da AARA Cooperalfa das 14 às 18 horas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AI Deputado Valdir Colatto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário