Não sai mais nada do jeito que está, diz nova ministra da Agricultura sobre as demarcações de Terras Indígenas

Publicado em 05/01/2015 17:27 e atualizado em 13/06/2022 10:07

Em sua primeira entrevista depois de nomeada ministra da Agricultura pela Presidente Dilma Rousseff, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) falou sobre a PEC 215 e a Questão Indígena. Segundo ela, a PEC não atrapalhará mais as demarcações de terras indígenas do que a situação atual. "Não vai sair mais nada nunca do jeito que está", disse Katia Abreu à jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

Ainda de acordo com a Ministra da Agricultura, as decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) com base no julgamento da caso Raposa Serra do Sol acabaram com a farra das demarcações da Funai. "Até então tinham saído várias demarcações, de forma equivocada, empurradas pela Funai a toque de caixa", disse Katia Abreu.

Clique aqui e saiba mais sobre as decisões do STF

A Senadora afirma que o problema da questão indígena é a forma expropriatória como são feitas as demarcações. "Não temos problema com terra indígena, a nossa implicância é com a legalidade. Se a presidenta entender que os pataxós estão com a terra pequena, arruma dinheiro da União, compra um pedaço de terra para eles e dá. Ótimo. Eu só não posso é tomar terra das pessoas para dar para outras", asseverou.

O atual processo de demarcação, em geral feito a revelia das decisões do STF, resulta na anulação dos títulos e expulsão dos atuais donos da terra para que elas possam ser devolvidas aos índios. O produtor que tem a terra demarcada é expulso dela sem direito a nada e se torna um indigente rural.

Impressiona na entrevista da Folha de São Paulo a atitude da jornalista Mônica Bergamo. Ao ouvir de Katia Abreu que o Governo não pode tomar terra de produtor para dar para os índios a jornalista emendou: "As terras dos índios também foram tomadas". Assim mesmo, sem o ponto de interrogação. Não foi uma pergunta, foi uma afirmação.

Na cabeça de gente como Bergamo, o fato de que os índios tiveram a terra tomada no passado justifica que os agricultores tenham a terra tomada no presente para que sejam devolvidas aos índios. É a correção da violência com a violência. Esse é o cerne do problema. Boa parte da população pensa dessa forma, embora não compreenda as consequências do raciocínio.

Ao ouvir o choramingo da jornalista sobre a expulsão dos índios como justificativa para a expulsão dos agricultores, Katia Abreu emendou: "Então vamos tomar o Rio de Janeiro, a Bahia. Por que o raciocínio só vale em Mato Grosso do Sul?

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Revolução no campo na minha opinião seria o retorno da mão de obra para lá.bem como a ocupação das milhares de escolas rurais que estão abandonadas por este Brasil a fora...Mas este retorno tem que ser bem estudado, pois não pode ser as custas somente do produtor rural...Esta mais do que claro que o fluxo para as grandes e pequenas cidades começou na década de 60 e não acabou mais?Parece que esta Ministra está com boa intenção, vamos ver daqui pra frente...

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Só não sei onde estava Kátia Abreu, quando ocorreu a desintrusão da Suiá Missu, para dizer à presidente,... Quer aumentar terra de indio? Compre e pague!

    0
  • R L Guerrero Maringá - PR

    Nós sofremos demais devido a hegemonia cultural das metrópoles. Nós precisamos ter a presença do interior em todos os níveis da mídia nacional, principalmente nas redações dos jornais.

    Enquanto não tivermos uma presença forte vamos sempre ter de aguentar as alienações e abusos de pessoas feito essa infame Mônica Bergamo.

    0
  • Zé Geraldo Sorriso - MT

    Creio a ministra deu a resposta correta. Devolvam a cidade de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro para os índios. Melhor devolvam o Brasil para os índios e deixemos o povo brasileiro cultivar seu próprio alimento, Voltaremos a idade média. Se não fosse a força do homem do campo, esse país estaria quebrado a muito tempo.

    0
  • Everson M. Danguy Tuneiras do Oeste - PR

    A população que vive nos grandes centros como são paulo por exemplo,pensam assim a terra é dos indios e acabou,vamos tomar e devolver aos indios,só que se o raciocinio é esse então teremos que devolver o brasil aos indios e nós retornarmos aos paises que viéram nossos antepassados,isso teria que vale para todos não só o agricultor,as grandes cidades teriam que ser desocupadas também..

    0