União deve pagar arrendamento aos produtores que tenham propriedades invadidas por índios no Mato Grosso do Sul

Publicado em 19/01/2015 17:29

Depois de décadas ignorando o lado dos produtores rurais na questão das demarcações, o Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) conseguiu uma determinação judicial para que a União pague arrendamento aos produtores rurais que possuem áreas invadidas por índios, em toda a região centro-sul do estado. O valor a ser pago deve ser o praticado pelo mercado. A medida vale também para as áreas que forem invadidas após a decisão judicial da 2ª Vara da Justiça Federal de Dourados.

O pagamento deverá ser realizado até que a União “cumpra seu dever fundamental” de demarcar as terras indígenas no estado. O ministro da Justiça será intimado para o cumprimento da decisão em até 30 dias. Caso não o faça, o ministro poderá responder pelo crime de responsabilidade e haverá bloqueio, no orçamento da União, dos recursos necessários para pagar os fazendeiros prejudicados pelas ocupações.

A decisão foi tomada no processo de execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Funai em 2007, pelo qual a Fundação se comprometeu a demarcar milhares de hecatares ocupadas como imóveis rurais privados como terras indígenas em Mato Grosso do Sul até junho de 2009. A ação da Funai sob pressão do MPF foi o estopim do conflito entre índios e não índios no estado.

Depois de criar o caos, o MPF agora diz que os proprietários de terras legitimamente adquiridas e que podem vir a ser consideradas terras indígenas, “vivem uma situação de grave insegurança jurídica, com a desvalorização das áreas e a dificuldade de empreender atividades econômicas”.

A mudança de postura do Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul é sintomática das decisões do Supremo Tribunal Federal que vedaram a demarcação de terras privadas como terras indígenas através dos processos administrativos da Funai. O interesse do MPF sempre foi entregar terra aos índios sem se importar com a expropriação e expulsão dos agricultores.

Agora que o STF acabou com a festa, os procuradores estão procurando formas alternativas de dar mais terras aos índios.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário