Indígenas são atacados e pelo menos um tem mãos decepadas em conflito de terra no Maranhão

Publicado em 01/05/2017 14:09

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Mais de dez membros de uma tribo indígena ficaram feridos em uma disputa por terras no norte do Brasil, e pelo menos um deles teve as mãos decepadas, segundo relatos de grupos de direitos indígenas na segunda-feira.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) disse que os membros da tribo Gamela estavam deixando uma terra recentemente recuperada de fazendeiros no Povoado das Bahias, município de Viana, no Estado do Maranhão, quando foram atacados na tarde de domingo por dezenas de homens armados com facões, armas de fogo e pedaços de madeira.

Três vítimas continuam hospitalizadas em São Luis, sendo um deles em estado grave, segundo o Cimi e a Comissão Pastoral da Terra do Maranhão. Nenhuma morte foi relatada.

"Adeli Ribeiro Gamela foi atingido por um tiro na costela e um na coluna, e teve mãos decepadas e joelhos cortados. O irmão dele, José Ribeiro Gamela, levou um tiro no peito", disse a Pastoral da Terra em comunicado, acrescentando que o terceiro hospitalizado foi atingido com tiros na cabeça, no rosto e no ombro.

"Denunciamos, neste contexto, que a ação criminosa e violenta ocorrida neste domingo foi planejada e articulada por fazendeiros e pistoleiros da região, que, através de um texto no Whatsapp, convocavam pessoas para o ataque contra os indígenas", disse a Pastoral da Terra do Maranhão.

Uma equipe da Polícia Federal foi encaminhada ao local por determinação do ministro da Justiça, Osmar Serraglio, para evitar mais conflitos, disse o Ministério da Justiça em comunicado divulgado nesta segunda-feira. A PF também ofereceu apoio à Secretaria de Segurança Pública, que já instaurou inquérito para investigar o caso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário