Relatório de CPI pede indiciamentos e reformulação de Funai e Incra

Publicado em 04/05/2017 09:11

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), fez a leitura nesta quarta-feira do relatório da CPI da Funai e do Incra, que investiga fatos relativos à Fundação Nacional do Índio e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. O documento pede o indiciamento de 40 pessoas, entre outros motivos, por elaboração de estudos antropológicos falsos visando a demarcação de terras indígenas, atos de improbidade administrativa e instigação de ações ilícitas.

A parte do relatório relativa ao Incra foi elaborada pela deputada Tereza Cristina (PSB-MS) enquanto que a da Funai coube ao deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), ambos também integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária. Segundo Nilson Leitão, “foram 420 dias de trabalho, com fiscalizações, audiências públicas e debates que resultaram em um relatório de 3.365 páginas”. Segundo Nilson Leitão, o objetivo não é apenas punir “aqueles que fizeram um desserviço à Nação, mas encaminhar sugestões de melhoramento desses órgãos, Funai e Incra, para cuidar desses brasileiros e não criar conflito entre os brasileiros”.

Para o relator, a CPI deixou muito claro que índios, quilombolas e assentados, aqueles que definitivamente precisam da terra, são vítimas, junto com os produtores, de um processo que o Estado, através de alguns agentes públicos, causou ao longo desse tempo. “O grande conflito do nós contra eles se acaba com essa CPI se ela tiver, a partir de agora, um bom trabalho do Ministério Público Federal, dos órgãos da Justiça e do governo federal mudando a roupagem e o modelo desses órgãos.

O presidente da CPI, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), integrante da FPA, disse ao final da reunião que os índios e os negros querem ser tratados com dignidade e a possibilidade real de conviver com harmonia. “Tratá-los todos como uma massa homogênea e tentar resolver tudo isso com um pedaço de terra, certamente interessa àqueles que utilizam os índios para malversar recursos públicos”, afirmou Moreira.

Atendendo a pedidos de vista, o debate e votação do relatório do deputado Nilson Leitão foi adiado por duas sessões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário