Presidente da Fundação Nacional do Índio é demitido

Publicado em 05/05/2017 09:22

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Costa, foi demitido do cargo nesta sexta-feira, informou o Diário Oficial da União.

A demissão de Costa já estava acertada há algum tempo por diferenças com o governo, mas foi adiada para depois do dia do índio --19 de abril-- e, posteriormente, pela crise envolvendo indígenas no Maranhão, de acordo com uma fonte governista.

Costa fora nomeado para o cargo em janeiro por indicação do líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE). Ele é pastor evangélico e trabalha com indígenas há 20 anos.

Ao assumir o cargo, se comprometeu a nomear apenas especialistas para cargos técnicos, como as superintendências regionais do órgão. Pressionado por Moura e pelo ministro da Justiça, Osmar Serraglio, a aceitar indicações políticas, se recusou, o que pesou para sua saída.

A presidência da Funai ficará vaga temporariamente.

A demissão aconteceu dias após Costa ter reclamado publicamente da falta de recursos e de pessoal da fundação, na esteira de um conflito por terras no Maranhão que deixou indígenas feridos.

(Por Lisandra Paraguassu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário