Deputados podem concluir votação do relatório final da CPI da Funai 2 nesta terça

Publicado em 30/05/2017 07:27

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai 2 reúne-se nesta terça-feira (30) para votar o relatório final apresentado pelo deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).

Desde que o texto foi apresentado, no dia 2 de maio, já houve três tentativas de votação que foram suspensas em razão do início da Ordem do Dia do Plenário da Câmara. E outras duas reuniões foram canceladas.

O texto principal já foi aprovado na semana passada, mas sem dois de seus principais trechos, que foram retirados por dois destaques de votação em separado (DVS) apresentados pela bancada do PT. 

Destaques

Um deles retira os cerca de cem pedidos de indiciamentos feitos pelo relator, bem como a solicitação de encaminhamento do texto ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao governo.

Entre os pedidos de indiciamento estão os do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, de 15 antropólogos, além de dirigentes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e do Centro de Trabalho Indigenista (CTI).

Outro destaque retira os projetos sugeridos pela CPI. Um deles regulamenta o artigo constitucional que estabelece que só será considerada terra indígena aquelas ocupadas por índios no dia da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988.

Esses trechos estão fora do relatório até a votação dos destaques, mas podem voltar ao texto dependendo do resultado da votação.

A CPI reúne-se no plenário 9 a partir das 10 horas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário