China e EUA discutem questões importantes em negociações comerciais, diz Xinhua

Publicado em 12/03/2019 07:39

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, falou ao telefone nesta terça-feira com o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, e o representante de Comércio norte-americano, Robert Lighthizer, sobre questões importantes nas negociações comerciais, noticiou a agência de notícias estatal Xinhua.

Os dois lados determinaram os próximos passos em "arranjos de trabalho", completou a Xinhua, sem dar detalhes.

(Reportagem de Ben Blanchard e Lusha Zhang)

China busca aliviar preocupações sobre economia e dados

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A principal autoridade de estatísticas da China buscou nesta terça-feira aliviar as preocupações sobre a saúde da segunda maior economia do mundo, e defendeu a integridade de seus dados.

As declarações foram dadas dias antes da divulgação pela China de importantes dados sobre a produção industrial, vendas no varejo e investimentos, que estão sendo acompanhados de perto por investidores globais em busca de pistas sobre a extensão da desaceleração econômica global.

Os dados comerciais da China em fevereiro mostraram a maior queda nas exportações em três anos enquanto as importações caíram pelo terceiro mês seguido, enquanto indicadores futuros como encomendas a indústria apontam para mais fraqueza à frente.

Mas analistas destacam que a data em que caiu o feriado do Ano Novo Lunar pode distorcer a tendência.

Ning Jizhe, chefe da Agência Nacional de Estatísticas da China, disse que desde o início de março as importações e exportações cresceram mais de 20 por cento.

"De acordo com parte das estatísticas já conhecidas, a operação econômica da China em janeiro-fevereiro em geral mostrou uma tendência de melhora e produção aprimorada", disse Ning

"Excluindo o fator do Festival de Primavera (Ano Novo Lunar), o valor total de importações e exportações aumentou 10,2 por cento na comparação anual, sendo que as exportações aumentaram 7,8 por cento e as importações ganharam 12,9 por cento", disse ele.

Ning também notou que as novas encomendas totais na pesquisa oficial de indústria para fevereiro voltou a território positivo, e uma medida da confiança do consumidor aumentou naquele mês.

A agência de estatísticas vai divulgar uma série de dados na quinta-feira, incluindo produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos. Os dados vão combinar janeiro e fevereiro, em uma tentativa de compensar distorções sazonais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário