STF deve retomar nesta 4ª feira discussão sobre marco temporal de terras indígenas

Publicado em 25/08/2021 08:57 e atualizado em 25/08/2021 10:34
Fontes ouvidas pela Reuters não cravam consenso sobre decisão; discussões podem ser iniciadas apenas amanhã (26) e até haver pedido de vista

Logotipo Notícias Agrícolas

Está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (25), a partir das 14h (horário de Brasília), a retomada das discussões sobre o chamado marco temporal para a demarcação de terras indígenas, que pode alterar o domínio de terras no país.

A decisão estava marcada inicialmente para o início do mês de julho, mas foi adiada pelo Supremo. Nos últimos dias, índios acampavam na região central de Brasília à espera pelo início da votação e devem realizar manifestações.

Na Constituição de 1988, está estabelecido que os indígenas só podem reivindicar terras onde já estavam na data da promulgação. No entanto, o Ministério Público Federal e ONGS indigenistas querem que o STF revogue esse marco.

Segundo fontes experientes ouvidas pela Reuters, não há consenso sobre a tendência do julgamento. Uma delas disse que o assunto é muito polêmico e que pode não haver conclusão em um curto prazo, haveria até a possibilidade de um pedido de vista.

Além disso, a pauta pode ser efetivamente votada apenas na quinta-feira (26), segundo outra fonte. Nesta quarta, o STF deve analisar primeiro uma ação que discute a autonomia do Banco Central (BC), tomando boa parte da sessão.

De acordo com um outra fonte ouvida pela agência de notícias, o pedido poderá ser rejeitado na linha do voto do relator da ação, ministro Edson Fachin. A avaliação dessa fonte é que o Supremo tem dado respaldo a demarcações de terras indígenas.

Posicionamento da FPA

O presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) disse em nota na terça-feira (24) ser necessário dar segurança jurídica para quem detém a posse da terra e que de fato pagou por ela.

"A bancada não é contra a demarcação de terras indígenas, defendemos que o produtor rural não seja prejudicado no processo", disse Sérgio Souza complementando que "quem pagou pela terra, com anuência do próprio governo, deve ter o reconhecimento de seu direito de propriedade e, em caso de demarcação da área, possa ser ressarcido".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário