Indígenas cobram no STF proteção da União contra garimpo ilegal em Roraima

Publicado em 06/05/2022 13:35

Logotipo Reuters

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para cobrar uma proteção da União contra a atuação ilegal de garimpeiros nas terras dos povos yanomami e munduruku, em Roraima.

A entidade disse que o governo federal está descumprindo decisão tomada ano passado pelo Supremo que determinava a adoção de todas as medidas necessárias para se proteger a vida, a saúde e a segurança das populações indígenas que habitam a Terra Indígena Yanomami.

Para justificar o pedido de reforço, a Apib citou na petição apresentada na quinta-feira ao STF uma série de episódios de ameaças e violência envolvendo garimpeiros com os indígenas na região.

Um dos casos citados é o relato de que uma adolescente Yanomami foi morta depois de ter sido sequestrada e estuprada por garimpeiros que estavam ilegalmente em sua reserva. A Fundação Nacional do Índio (Funai) está analisando o caso.

Procurada, a Advocacia-Geral da União (AGU) não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Entre as providências requeridas ao governo, a entidade cobrou a retomada de operações para combater o garimpo ilegal na terra indígena e a elaboração de um plano para destruir pistas de pouso no local em até 60 dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário