Área de soja em MT perto de 7 milhões de hectares

Publicado em 20/12/2011 09:36
As projeções para a cultura da soja em Mato Grosso é de incremento de área. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a área plantada com a oleaginosa no estado está próxima dos 7 milhões de hectares. Um aumento de 3% em relação ao levantamento realizado pelo Instituto em outubro, que era de 6,78 milhões de hectares.

Esse aumento no plantio deve-se às regiões que possuíam área de pastagem em desuso ou com baixa competividade, em especial no nordeste de Mato Grosso, e que estão sendo convertidas para a agricultura. Segundo dados do Imea o incremento na região foi de 30,7% com relação à safra passada, saindo de 694.200 hectares em 2010/11 para 907.200 neste ciclo.

Com relação a produtividade, o superintendente do Imea, Otávio Celidônio, destaca que o Instituto está trabalhando com projeções e com base na média do estado, que é de 52,9 sacas por hectare. Dentro deste cálculo a estimativa é que a produção de soja em Mato Grosso na safra 2011/12 alcance 22,16 milhões de toneladas.

Porém, Celidônio esclarece que o Imea ainda não analisou se as regiões afetadas pela seca terão quebra de produtividade. “O Sul e o Oeste enfrentaram um período de instabilidade e irregularidade de chuvas que trouxe prejuízos para muitos produtores. Temos relatos de replantio e ainda não sabemos o quanto isto irá impactar no resultado final do estado. Ainda é cedo para afirmar que teremos recorde de produção de soja em Mato Grosso”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário